Ministério dos Negócios Estrangeiros expressa "total solidariedade ao povo e governo" da Turquia depois de forte sismo

Ministério dos Negócios Estrangeiros expressa "total solidariedade ao povo e governo" da Turquia depois de forte sismo
| País
Porto Canal

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já reagiu ao sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, que atingiu esta madrugada o sul da Turquia, e que fez centenas de mortos no país e na Síria, segundo fontes oficiais.

"Estamos chocados com as notícias que nos chegaram da Turquia esta manhã sobre o terrível terramoto. O Governo português expressa a sua total solidariedade com o povo e o governo turco", pode ler-se numa publicação feita na rede social Twitter pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O abalo ocorreu às 04h17 (01h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

+ notícias: País

Mutares e Oaktree favoritos na Efacec. Governo deve aprovar novo dono esta semana

Os fundos internacionais Mutares e Oaktree são os principais candidatos a vencer o concurso de reprivatização da Efacec. A reprivatização da Emesma está a chegar ao dia D: o Governo quer aprovar esta semana em Conselho de Ministros o vencedor do concurso a partir de uma short-list com quatro candidatos e, neste momento, os fundos Mutares e Oaktree são os favoritos.

Estatutos da Direção Executiva do SNS serão aprovados até ao final de junho, garante Pizarro

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde já exerce funções há quase nove meses, mas os estatutos ainda não estão aprovados. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou que a situação será regularizada até ao final de junho.

Novo secretário-geral da FNE acusa de ministério da Educação de "intransigência" sobre tempo de serviço

O novo secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) considera que a intransigência quanto à recuperação do tempo de serviço dos professores parte do Governo e não dos sindicatos, que continuam a insistir na reivindicação.