Metade das ilhas do Porto está condenada a desaparecer

Metade das ilhas do Porto está condenada a desaparecer
| Porto
Porto Canal

São 957 as ilhas no Porto, mas metade poderá vir mesmo a desaparecer. De acordo com o Jornal de Notícias, apenas os prorpietários de 20 ilhas avançaram com pedidos de informações ao município em relação à possibilidade de submeterem uma candidatura ao 1.º Direito, utilizando verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

Com essas verbas, os proprietários em questão poderiam avançar para um processo de reabiltação das respetivas casas. 

O JN noticia que apenas cinco candidaturas foram entregues e que duas estão já aprovadas. 

A estratégia da Câmara do Porto passa por comprar mais ilhas, num processo que já começou com a aquisição de seis ilhas na Lomba. No entanto, segundo o jornal, a autarquia quer ainda adquirir mais uma em Miragaia e uma nas Antas.

De acordo com o vereador do Urbanismo, a câmara está "a tentar ter uma abordagem mais estratégica, percebendo quais são as ilhas interessantes para manter a população e quais as que não têm interesse nesse sentido". 

Segundo o JN, a reabilitação na Lomba deverá estar concluída em 2026. 

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.