Tecnologias para absorver o dióxido de carbono estão a ser estudadas no Norte 

Tecnologias para absorver o dióxido de carbono estão a ser estudadas no Norte 
| Norte
Porto Canal

A região Norte está a estudar tecnologias que consigam absorver o dióxido de carbono que é produzido na região. O projeto-piloto vai arrancar no Douro Vinhateiro, em Mirandela e no Gerês. 

De acordo com o Jornal de Notícias, o projeto está a ser estudado pela Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N) e pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CeiiA), localizado em Matosinhos.

Ao JN, o presidente da CCDR-N explicou que o principal objetivo deste projeto não passa por criar uma região carbono zero, mas sim que aquilo que é produzido na zona “não seja superior ao que conseguimos sequestrar”. António Cunha realçou ainda que este será “um caminho de longo prazo”.

Segundo o jornal, no Douro, em Mirandela e no Gerês, vão ser criadas três diferentes tipos de tecnologias como a produção de biocarvão para se colocar no solo; a agricultura regenerativa e a reflorestação.

O ministro do Ambiente já congratulou a iniciativa, mas reforçou que "para atingir os objetivos temos muito trabalho pela frente. Temos que trabalhar na redução das emissões e acelerar as energias renováveis".

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.