Juventus alvo de nova punição? 'Vecchia Signora' pode perder mais 20 pontos

Juventus alvo de nova punição? 'Vecchia Signora' pode perder mais 20 pontos
| Desporto
Porto Canal

A Procuradoria da federação italiana vai pedir a perda de mais 20 pontos na classificação da Serie A à Juventus. Depois da dedução de 15 pontos sofrida pela equipa de Turim, o caso poderá não ficar por aqui e o histórico emblema transalpino poderá ficar em maus lençóis, no fundo da tabela do campeonato italiano. 

A informação é avançada pelo jornal Corriere Dello Sport, que adianta que a acusação tem por base o anúncio, aquando da pandemia de covid-19, de que a Juve acordara com os jogadores, entre os quais Cristiano Ronaldo, uma redução salarial.

Contudo, após uma investigação feita às contas do clube, foi possível apurar que as remunerações foram pagos na íntegra mas não declarados ao Fisco, sendo , por isso, livres do pagamento de impostos.

A mesma fonte acrescenta que o ponto de partida para a investigação surgiu de conversas no WhatsApp entre dirigentes do clube de Turim com Matthijs De Ligt e Mattia De Sciglio. 

A decisão sobre a possível penalização apenas será conhecida em março, mais perto do final do campeonato, refere o jornal italiano. 

Caso a perda de 20 pontos acontecesse agora, a Juventus cairia para o último lugar da tabela, com apenas três pontos.

Juventus no radar da justiça 

Recorde-se que, no decorrer no mês de janeiro, o Tribunal Federal de Recurso deu luz verde ao pedido do procurador da Federação Italiana de Futebol (FIGC) e a Juventus acabou por ser punida com a perda de 15 pontos no campeonato italiano, na sequência do processo de irregularidades financeiras em transferências de jogadores.

Em causa está uma investigação a alegadas mais-valias fictícias, relativas a transferências de jogadores, com o propósito de aumentar receitas do clube, além de faturação adulterada e comunicações falsas ao mercado de valores. Uma prática que foi detetada nos relatórios de 2019, 2020 e 2021 do clube transalpino.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.