Dirigente do Famalicão mantém-se castigado por assédio sexual e discriminação

Dirigente do Famalicão mantém-se castigado por assédio sexual e discriminação
| Desporto
Porto Canal / Agências

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) manteve esta quarta-feira o castigo imposto ao dirigente do Famalicão Samuel Costa pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por comportamentos de assédio sexual e discriminação a duas futebolistas.

“O Colégio Arbitral decide, por unanimidade, julgar improcedente, por não provado, o pedido de revogação do acórdão que condenou o demandante e, em consequência, manter a decisão recorrida na parte que condena o demandante pela prática de duas infrações”, refere a decisão arbitral do TAD, a que a agência Lusa teve acesso.

Assim, depois de analisado o recurso apresentado pelo dirigente do futebol feminino do Famalicão, o TAD decidir manter a condenação imposta em novembro do ano passado pelo CD da FPF de ano e meio de suspensão, por três infrações muito graves, e 3.060 euros de multa.

Segundo o CD da FPF, Samuel Costa, que chegou ao Famalicão esta época, depois de ter trabalhado o Vitória de Guimarães (2020/21) e no Valadares Gaia (2021/22), “exercia autoridade relativamente às jogadoras” e “adotou comportamentos ofensivos e discriminatórios em função da orientação sexual, causando-lhes por essa via prejuízos também no plano da prática desportiva”.

O caso, que envolve também o treinador de futebol feminino do Famalicão Miguel Afonso, remonta a setembro, quando futebolistas que alinharam na equipa feminina do Rio Ave em 2020/21 denunciaram ações de assédio sexual.

Na sequência do processo instaurado pelo CD da FPF, Miguel Afonso foi suspenso por 35 meses e o diretor Samuel Costa por 18.

+ notícias: Desporto

A visita do Presidente André Villas-Boas ao Olival

O novo presidente do FC Porto esteve esta quinta-feira no Olival, acompanhado por Zubizarreta, novo diretor desportivo, e José Pedro Pereira da Costa, CFO

Já são conhecidas as duas equipas que vão discutir título da Liga Europa

A Liga Europa de 2023/24 vai ser discutida entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen. Os italianos bateram esta quinta-feira o Marseille por 3-0 (4-1 na eliminatória), enquanto que os alemães continuaram a senda imbatível com empate ao cair do pano (2-2), garantindo a passagem à final no agregado das duas mãos (4-2). O jogo decisivo está marcado para 22 de maio, em Dublin, na Irlanda.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.