Exercício da NATO envolve Universidade do Porto e Marinha Portuguesa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jul (Lusa) - O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, participa na quarta-feira num exercício em larga escala da NATO, que desde dia 7 envolve a Marinha Portuguesa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O exercício decorre nas áreas marítimas a sul de Sesimbra e Sines e tem como objetivo testar redes de veículos marítimos não tripulados em operações de guerra de minas, de proteção portuária, conhecimento ambiental, busca e salvamento.

Designado Recognized Environmetal Picture Atlantic 2014 (REP14-Atlântico), o exercício conjunto da Marinha, do NATO Centre of Maritime Research and Experimentation (CMRE) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), decorre desde de julho até dia 24.

Entre os participantes encontram-se o Monterey Bay Reserch Institute, a Universidade de Roma, a Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, o Royal Institute of Technology (do Reino Unido), a Agência de Defesa, Pesquisa e Investigação (da Alemanha), e as empresas Evologics (Alemanha) e Oceanscan (Portugal).

O exercício vai implicar o recurso aos Navios da República Portuguesa Pégaso e Auriga, ao submarino Arpão e ao navio NATO de investigação Alliance, bem como diversas embarcações de superfície e aeronaves não tripuladas.

As comunicações digitais debaixo de água e a robótica (submarina, à superfície e aérea) são as áreas que mais atenção vão merecer no exercício.

ACL/HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".