'Metrobus' do Porto apresentado esta segunda-feira. Obras arrancam durante a semana

'Metrobus' do Porto apresentado esta segunda-feira. Obras arrancam durante a semana
| Norte
Porto Canal/Agências

O projeto do 'metrobus' do Porto, entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, vai ser apresentado na segunda-feira, devendo as obras começar ainda durante a próxima semana, disse este domingo fonte da Metro do Porto à Lusa.

"A construção da primeira linha do ‘metrobus’ do Porto, entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império vai ser apresentada na segunda-feira, dia 30, e terá início ainda na próxima semana, com o arranque da intervenção no terreno e com a abertura da primeira frente de obra na Avenida da Boavista, no Porto", adiantou este domingo fonte oficial da Metro do Porto à agência Lusa.

De acordo com a mesma fonte, quer o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, quer o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, "vão estar juntos no lançamento do projeto, um investimento de 66 milhões de euros totalmente financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)".

"A obra do ‘metrobus’, que para além da ligação Boavista - Império, integra também a Linha Boavista - Anémona, em Matosinhos, será executada em 2023 e 2024, ano em que o novo modo de transporte entrará em operação comercial", refere a mesma fonte.

O Bus Rapid Transit (BRT, vulgo 'metrobus' do Porto) será um autocarro a hidrogénio verde que circulará em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa, com serviço operado pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

No âmbito do projeto, a Metro do Porto já lançou, em dezembro, um concurso público de 23,5 milhões de euros para adquirir 12 autocarros para o serviço, segundo documentos consultados pela Lusa, esperando que o primeiro chegue no primeiro trimestre de 2024.

O procedimento engloba ainda o "projeto, fornecimento e colocação em serviço" da "estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos BRT [...] e venda a terceiros", na estação de recolha da STCP na Areosa.

Também se incluem as "instalações de produção fotovoltaica de energia elétrica de fonte renovável para o processo de produção de hidrogénio verde", nas recolhas da Areosa, Francos e Via Norte.

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço do 'metrobus', e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

Na cidade do Porto, a cargo da Metro decorrem atualmente as obras da Linha Rosa (G), que ligará as estações de São Bento e Casa da Música, com data prevista de conclusão em dezembro de 2024.

Em Vila Nova de Gaia, decorre também a expansão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este, com conclusão prevista para o final do ano.

Está ainda previsto o lançamento do concurso público para a construção da Linha Rubi (H), entre Santo Ovídio (Gaia) e Casa da Música (Porto), no dia 17 de março, um procedimento que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.