Braga ativa plano de contingência para sem-abrigo por causa do frio

Braga ativa plano de contingência para sem-abrigo por causa do frio
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Braga ativou o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, no nível amarelo, devido à previsão de tempo frio.

Em comunicado, o município refere que as previsões apontam para temperaturas mínimas que podem variar entre os zero e os -1 graus Celsius, entre as 14:00 de hoje e as 09:00 de 30 de janeiro.

O plano prevê a ativação do Centro de Alojamento de Emergência (CAE), que irá funcionar nas instalações do Seminário Vita, na Rua de São Domingos, assim como a manutenção da intervenção das equipas de rua da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo tem por objetivo definir e descrever a estrutura de coordenação das ações de resposta de âmbito municipal, respetiva gestão operacional, bem como a forma como são mobilizados e ativados os recursos existentes de apoio à população de pessoas em situação de sem-abrigo face à ocorrência de períodos de frio.

“Em situações críticas, nomeadamente condições meteorológicas adversas, as pessoas em situação de sem-abrigo encontram-se mais vulneráveis e eventualmente mais recetivas às propostas de ajuda e encaminhamento institucional”, sublinha o município.

“O tempo vai continuar frio, com temperaturas mínimas baixas pelo menos até quinta-feira da próxima semana, com emissão de aviso amarelo para todo o território do continente”, disse hoje à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Madalena Rodrigues.

De acordo com Madalena Rodrigues, Bragança, Vila Real, Guarda e Braga serão os distritos onde as mínimas serão mais baixas, variando entre os -4 e -6 graus Celsius.

Por causa das temperaturas mínimas baixas previstas para os próximos dias foi emitido pelo IPMA aviso amarelo para todos os distritos do continente para sábado e domingo.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Arouca. Homem que matou ex-companheira foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão

O homem que matou a ex-companheira com um tiro na cabeça, no ano passado em Arouca, foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e detenção de arma proibida., segundo noticiou o ‘Jornal de Notícias’

PS de Braga critica atraso nas obras do Nó de Infias

Os vereadores do PS na Câmara de Braga criticaram, esta quarta-feira, o atraso no lançamento da obra de reorganização viária do Nó de Infias, considerado um dos pontos principais de congestionamento de trânsito daquela cidade.

Médicos do Norte exigem suspensão de diretor no hospital de Viana do Castelo

O Sindicado dos Médicos do Norte exigiu à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) a “suspensão imediata” do diretor de medicina crítica e intensiva do hospital de Viana do Castelo por “assédio moral” àqueles profissionais.