Brasília será reabilitado para tornar-se “shopping de comércio de rua”

Brasília será reabilitado para tornar-se “shopping de comércio de rua”
| Porto
Porto Canal

O Brasília vai ser reabilitado e vai tornar-se um “shopping de comércio de rua”. Durante o processo os comerciantes vão poder continuar a trabalhar, uma vez que será feito por fases.

O centro comercial situado na Rotunda da Boavista abriu as portas pela primeira vez em 1976. Agora quer adaptar-se aos tempos modernos das lojas de rua. Essa modernização vai arrancar já esta quinta-feira e seguirá até outubro, confirmou o Porto Canal.

Frederico Pacheco, da comunicação do centro comercial, explicou ao Porto Canal que, em 2018, “foi lançada a estratégia de rebranding do Brasília e do novo conceito das lojas”. No entanto, adiantou que “com a entrada da pandemia e o consecutivo aumento de preços, o processo foi-se atrasando e só foi possível abrir concurso no final de 2020”.

O Brasília foi sempre um ícone da cidade do Porto entre 1980 e meados da década de 1990, altura em que o centro comercial começou a perder destaque.

Porto Canal

Para já, as obras serão apenas no interior do edifício, mas o trabalho dos comerciantes vai manter-se em normal funcionamento, confirmou Frederico Pacheco: “O shopping não vai fechar, foi assim pensado para minimizar os impactos no trabalho dos lojistas, para que não fiquem prejudicados”.

Ao todo são 253 frações existentes, mas só 190 estão ocupadas, mas um dos objetivos desta reabilitação é precisamente voltar a ter o Brasília cheio e com todas as lojas a funcionar.

O arquiteto, João Ferros, que assina o projeto de reabilitação, explicou ao Porto Canal que este é um espaço “que se tem vindo a definhar ao longo dos anos por falta de luz, de condições, e de modernidade. Tentamos criar uma estratégia que permitisse a intervenção com algumas áreas verdes e alguma iluminação, mas também arranjamos uma forma de conseguirmos, num espaço bastante limitativo, criar espaços de permanência, de restauração com pequenos quiosques e com espaços de eventos culturais e sociais”.

Porto Canal

As obras no interior do edifício têm um orçamento na ordem dos 530 mil euros.

Porto Canal

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Apesar das denúncias de utilizadores, sistema para carregar Andante pelo telemóvel já está operacional

Esta quinta-feira, conforme noticiado pelo Porto Canal, foi introduzida uma nova funcionalidade na app Anda, possibilitando assim o carregamento de todos os títulos de transporte via telemóvel. Apesar de algumas denúncias por parte de utilizadores durante a manhã desta quinta-feira, uma fonte dos Transportes Intermodais do Porto confirmou ao Porto Canal que o sistema de carregamento do Andante pelo telemóvel não enfrentou quaisquer problemas técnicos e está plenamente funcional tanto no sistema Android quanto no sistema iOS.

Municípios do Grande Porto discutem em maio continuidade na STCP

Os municípios que fazem parte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão decidir, em maio, a continuidade da sua participação na empresa, revelou esta o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.