Trabalhadores da CP e IP anunciam nova greve

Trabalhadores da CP e IP anunciam nova greve
| País
Porto Canal / Agências

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) vão estar em greve no dia 09 de fevereiro devido à falta de resposta às propostas de valorização salarial, anunciou esta quarta-feira a Fectrans.

“A direção do SNTSF/Fectrans [Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário/ Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações] em reunião hoje realizada decidiu enviar um pré-aviso de greve à CP, à IP- Infraestruturas, à IP-Telecom, à IP-Património e à IP-Engenharia, para o dia 09 de fevereiro, com a duração de 24 horas”, lê-se numa nota hoje divulgada.

Em causa está a falta de resposta das duas empresas às propostas de valorização salarial.

Para os sindicatos, as propostas entregues “ficam muito aquém” dos valores necessários para que seja reposto o poder de compra dos trabalhadores.

+ notícias: País

"O Estado deve compensar" se mortes tiverem relação com atrasos do INEM, diz Provedora da Justiça

A provedora de Justiça considera urgente analisar o que está a correr mal no sistema de socorro e pede que se apure o que aconteceu quanto aos atrasos do INEM para que, se for o caso, o Estado pagar indemnizações.

Administração do Público impediu entrada do Sindicato dos Jornalistas nas instalações do Porto e Lisboa

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) disse esta quarta-feira que foi impedido de entrar nas instalações do Público, em Lisboa e no Porto, pela administração do jornal, classificando esta atitude como, no mínimo, “um embaraço”.

Número de diabéticos diagnosticados sobe para 900 mil, o valor mais alto de sempre

Cerca de 75 mil pessoas foram diagnosticadas com diabetes em 2023, elevando para mais de 900 mil o total de diabéticos registados nos cuidados de saúde primários, o valor mais elevado de sempre em Portugal.