"Faz sentido que olhemos para outras oportunidades". AMP inaugura gabinete em Bruxelas para atrair mais fundos europeus 

| Porto
Porto Canal

A Área Metropolitana do Porto (AMP) inaugura, esta quarta-feira, um gabinete em Bruxelas, na Bélgica, para captar fundos europeus que não são, normalmente, geridos em Portugal, criando "toda uma rede de parceiros, empresas, entidades da economia social que possam beneficiar destas ligações que queremos montar", referiu, em exclusivo ao Porto Canal, Eduardo Vítor Rodrigues. 

"A Área Metropolitana do Porto representa quase dois milhões de pessoas, 17 municípios e faz muito sentido que olhemos para outras oportunidades que não apenas a gestão dos PO regionais e temáticos ou do quadro comunitário tal como o gerimos em Portugal", começou por dizer o Presidente da Área Metropolitana do Porto, destacando que há "um conjunto de recursos, muito vastos, muitas vezes muito mais vastos que os programas operacionais, que gerimos nacionalmente". 

Assim, uma entidade como a AMP pode e deve estar atenta a oportunidades, "não só para os municípios, entendidos enquanto instituições, por si só, mas também para os municípios concelhos entendidos enquanto toda uma rede de parceiros, empresas, entidades da economia social" que possam beneficiar desta rede implementada a partor de Bruxelas.

O grupo de trabalho já constituído tem as prioridades bem definidas. "Eu não escondo que, do ponto de vista material, a questão dos transportes é absolutamente decisiva. Há muito dinheiro que está disponível para essa área, a partir de Bruxelas", frisa o também autarca de Vila Nova de Gaia.

"Não necessariamente debaixo do guarda-chuva dos transportes, mas debaixo de uma abordagem às questões ambientais, da eficiência energética e da descarbonização", acrescenta. 

Ainda assim, o propósito da equipa não se esgota por aqui, tendo como objetivo também a criação de uma rede de parcerias. 

"Mas que fique claro que não vimos aqui só à procura de dinheiro. Vimos também com a sensação muito clara de que podemos aproveitar esta rede para reforçar parcerias, para reforçar ligações com outros países e também com outras Áreas Metropolitanas, porque o próximos Quadro Comunitário está muito assente em redes de parcerias supranacionais", conclui o líder da entidade intermunicipal do Porto. 

Nesta primeira fase, os técnicos que compõem o gabinete são externos, estão em Bruxelas e têm uma "vasta experiência" neste domínio.

Contudo, na Área Metropolitana do Porto existe, igualmente, uma equipa a acompanhar esse trabalho que, além disso, pretende ganhar os contactos, as redes e a forma de trabalho.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.