"Fumeiro minado não, obrigado!" População reúne-se contra exploração de lítio em Montalegre
Porto Canal
Dezenas de manifestantes estão reunidos este sábado, em Montalegre, para um protesto contra a exploração de lítio no concelho. Em dia de feira do fumeiro os habitantes alertam para o impacto ambiental das minas na natureza, nomeadamente na produção agrícola e pecuária.
O protesto, convocado pela Associação Montalegre Com Vida pretende "alertar para o impacto da mina do Romano e o Estudo de Impacte Ambiente (EIA) que está, neste momento, em análise, e das lacunas que este apresenta”, afirma Armando Pinto, dirigente daquela associação, que foi criada para lutar contra a mina que a Lusorecursos Portugal Lithium quer explorar na zona de Morgade.
"Não às minas" pode ler-se nos cartazes exibidos pelos manifestantes
“Não podemos ficar calados e, por isso, mais uma vez vamos para a rua para mostrar o nosso descontentamento e alertar para as consequências da mineração. Queremos mostrar que o assunto não está esquecido, que vamos continuar na nossa luta e a mostrar que este projeto não tem pernas para andar, e esta é uma forma que nós encontramos para demonstrar isso”, explica Armando Pinto.
A manifestação deste sábado na Praça do Município representa o regresso aos protestes em Montalegre contra a exploração mineira, depois de um interregno provocado pela pandemia de Covid-19.