Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, reaberta ao trânsito
Porto Canal
Foi esta sexta-feira anunciada a conclusão da intervenção junto à Avenida Gustavo Eiffel, motivada pela decorada que aconteceu a 3 de janeiro, nas traseiras do hotel Eurostars.
A empresa municipal Domus Social ficou a cargo dos trabalhos, que foram definidos por duas etapas distintas.
Inicialmente foi provocada a demolição controlada dos elementos em risco de queda, com o recurso a material adequado que permitisse a recolha de detritos de grande dimensão. Numa segunda fase, os elementos demolidos foram retiras com recurso a escavadoras giratórias e meios pesados de transporte.
Nessa zona concreta da escarpa está, neste momento, a ser desenvolvido, pela empresa municipal GO Porto, um projeto que visa a consolidação e estabilização definitiva.
Ver esta publicação no Instagram
Recorde-se que uma derrocada de pedras de grandes dimensões ocorreu no dia 3 de janeiro, por volta das 09h50 na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, tendo atingido dois quartos de um hotel ali localizado, mas sem causar vítimas. A Câmara do Porto viria posterirormente a afirmar que o ocorrido nas traseiras do hotel Eurostar Porto Douro, deveu-se à acumulação de água, em consequências das chuvas das semanas anteriores.
Desde então a circulação na Avenida esteve cortada, por motivos de segurança e limpeza da via.
