Previsão de neve na região do Porto. Evento não acontece desde 2010

Previsão de neve na região do Porto. Evento não acontece desde 2010
| Norte
Porto Canal

As previsões meteorológicas indicam que pode nevar em algumas regiões da Área Metropolitana do Porto na noite de 17 e madrugada de dia 18 de janeiro. A ocorrência de neve é mais provável a cotas de 500 metros, no extremo Norte. Zonas como a Serra da Freita, em Arouca, Baião e Marco de Canaveses podem assistir ao primeiro nevão do ano.

Mário Marques, climatologista e especialista em risco naturais, explica que a situação é “normal e é um bom sinal em termos agrometeorológicos". Janeiro é tradicionalmente o mês mais frio do ano, para a Península Ibérica, e 2023 não foge à regra. Para esta terça e quarta-feira, dia 17 e 18 de janeiro, são esperadas temperaturas negativas que podem atingir os -3, -4 graus celsius. “Todas as áreas à volta do Porto poderão ver a nevar na noite de dia 17 e na madrugada de dia 18. O evento meteorológico traz humidade e alguma precipitação que pode atingir todos os distritos a norte do Douro e alguns do centro. As cotas de neve poderão baixar dos 800 para os 600 metros, o que já não acontecia desde 2010”, explica Mário Marques.

O climatologista recorda que em janeiro de 2010 foi o último inverno onde se viu nevar no Porto e refere alguns conselhos à população. “O Porto habituou-se a temperaturas muito amenas nos últimos invernos, sobretudo nos últimos 30 a 40 dias. Os cuidados a ter deverão ser ao nível do vestuário. As pessoas devem resguardar as áreas das orelhas, do rosto, de todas as extremidades do corpo.

Quanto ao evento meteorológico, Mário Marques refere que é habitual e um bom indicativo. “Janeiro quer-se frio porque é um inseticida natural. As geadas são benéficas nesta altura porque são nos primeiros 5 cm da camada do solo onde se refugiam fungos que são eliminados com a geada”, explica.

O tempo frio irá manter-se até à próxima quinta-feira, altura em que as temperaturas irão começar a subir gradualmente,

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.