Previsão de neve na região do Porto. Evento não acontece desde 2010

Previsão de neve na região do Porto. Evento não acontece desde 2010
| Norte
Porto Canal

As previsões meteorológicas indicam que pode nevar em algumas regiões da Área Metropolitana do Porto na noite de 17 e madrugada de dia 18 de janeiro. A ocorrência de neve é mais provável a cotas de 500 metros, no extremo Norte. Zonas como a Serra da Freita, em Arouca, Baião e Marco de Canaveses podem assistir ao primeiro nevão do ano.

Mário Marques, climatologista e especialista em risco naturais, explica que a situação é “normal e é um bom sinal em termos agrometeorológicos". Janeiro é tradicionalmente o mês mais frio do ano, para a Península Ibérica, e 2023 não foge à regra. Para esta terça e quarta-feira, dia 17 e 18 de janeiro, são esperadas temperaturas negativas que podem atingir os -3, -4 graus celsius. “Todas as áreas à volta do Porto poderão ver a nevar na noite de dia 17 e na madrugada de dia 18. O evento meteorológico traz humidade e alguma precipitação que pode atingir todos os distritos a norte do Douro e alguns do centro. As cotas de neve poderão baixar dos 800 para os 600 metros, o que já não acontecia desde 2010”, explica Mário Marques.

O climatologista recorda que em janeiro de 2010 foi o último inverno onde se viu nevar no Porto e refere alguns conselhos à população. “O Porto habituou-se a temperaturas muito amenas nos últimos invernos, sobretudo nos últimos 30 a 40 dias. Os cuidados a ter deverão ser ao nível do vestuário. As pessoas devem resguardar as áreas das orelhas, do rosto, de todas as extremidades do corpo.

Quanto ao evento meteorológico, Mário Marques refere que é habitual e um bom indicativo. “Janeiro quer-se frio porque é um inseticida natural. As geadas são benéficas nesta altura porque são nos primeiros 5 cm da camada do solo onde se refugiam fungos que são eliminados com a geada”, explica.

O tempo frio irá manter-se até à próxima quinta-feira, altura em que as temperaturas irão começar a subir gradualmente,

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.