Miguel Guedes recebe luz verde do Município para assumir direção do Coliseu do Porto

Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)
| Porto
Porto Canal

O músico Miguel Guedes será designado como o representante do Município do Porto na direção da Assembleia Geral da Associação dos Amigos do Coliseu. A Proposta, assinada por Rui Moreira, foi aprovada com dez votos a favor e três em branco na reunião do Executivo desta segunda-feira.

O autarca da Invicta sustenta a escolha do músico portuense no seu “reconhecido mérito, com um profundo conhecimento da cidade do Porto e, além disso, um jurista qualificado, características relevantes para o desempenho do cargo”.

Uma vez que o Coliseu do Porto é propriedade da associação privada sem fins lucrativos, desde 1995, da qual fazem parte vários parceiros institucionais, entre eles o Município do Porto como fundador, o Estado, a Câmara e a Área Metropolitana do Porto serão sempre membros da direção, cabendo a cada um indicar os seus representantes, de forma rotativa.

A escolha do nome de Miguel Guedes foi comunicada em dezembro ao ministro da Cultura e ao presidente da Área Metropolitana do Porto, que, “não só concordaram, como ficaram agradados" com a escolha para diretor do Coliseu do Porto durante o triénio 2023-2025. 

O músico, autor e intérprete dos Blind Zero afirmou que este é "um dos desafios mais bonitos" que lhe foi proposto e que, a concretizar-se, tentará "devolver à cidade e ao Coliseu uma pequena parte" do que lhe foi dado.

"É verdadeiramente um desafio muito bonito e que me permite devolver ao Coliseu um pouco daquilo que o Coliseu sempre me deu desde criança. Tive oportunidade de no Coliseu me formar e do ponto de vista simbólico e material, foi sempre um espaço de cultura da cidade que mais me marcou na infância e adolescência", afirmou aquando do convite do Município. 

+ notícias: Porto

Idosos de Gaia voltam a ter Andante comparticipado com cartão Gaia Amiga

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que, a partir de março, as pessoas com mais de 65 anos e pensionistas poderão usufruir do cartão Gaia Amiga e ter o passe Andante totalmente ou em parte comparticipado.

Escolas médicas da Universidade do Porto lançam licenciatura em Saúde Pública

As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes.

Porto e Galiza exigem TGV em 2032 sem interferência da ligação Lisboa-Madrid

Os presidentes da Câmara do Porto e da Junta da Galiza exigiram que a ferrovia de alta velocidade nas regiões esteja concluída em 2032, vincando que a ligação Lisboa-Madrid não pode impedir a prioridade do Eixo Atlântico.