Juízes estão a passar para o Supremo no fim da carreira para aumentarem reformas

Juízes estão a passar para o Supremo no fim da carreira para aumentarem reformas
| País
Porto Canal

Há cada vez mais juízes a usarem o Supremo Tribunal de Justiça para se reformarem com mais 250 euros brutos de pensão por mês. A notícia é avançada na edição deste domingo do jornal Público. 

Apesar de o aumento líquido ser inferior, o prestígio de terminar a carreira no Supremo tem incentivado a que aconteçam estas passagens curtas pela instituição. 

Só no ano passado foram cinco os magistrados que recorreram a esta técnica. Na maioria das vezes não lhes são sequer atribuídos casos. 

Uma das histórias que gerou polémica diz respeito a uma juíza de 67 anos que ingressou no Supremo no final de abril de 2022, tendo-se jubilado dois meses depois. A magistrada Elisa Sales foi transferida do Tribunal da Relação de Coimbra e não chegou a produzir nenhum acórdão. 

+ notícias: País

“Liberdade” é a palavra do ano de 2024

Uma votação promovida pela Porto Editora determinou que “liberdade” foi a palavra do ano em 2024, com 22% dos votos, anunciou aquele grupo editorial.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.