Hotel na antiga sede do FC Porto, nos Aliados, abre no início de fevereiro

Hotel na antiga sede do FC Porto, nos Aliados, abre no início de fevereiro
| Porto
Porto Canal

O Hotel Axis Porto Club tem inauguração prevista para o próximo dia 2 de fevereiro, no antigo edifício que serviu de sede ao FC Porto durante 49 anos. O prédio no número 325 da Praça General Humberto Delgado, na Avenida dos Aliados, foi transformado numa unidade hoteleira de 4 estrelas do grupo Axis.

O hotel de 53 quartos já está aberto em modo experimental desde 31 de dezembro.

Porto Canal

A cerimónia do lançamento da primeira pedra dos trabalhos de recuperação do prédio aconteceu a 21 de janeiro de 2019

Para a construção da unidade de alojamento, a fachada dos anos 30 foi recuperada e houve extensos trabalhos de reabilitação do edifício. Houve trabalhos de preservação da caixilharia de madeira original do alçado principal e da caixa de escadas central e das lajes dos vários andares. Pela história e traçado do edifício, são percetíveis alusões aos antigos grémios literários do início do século XX.

A concessão à rede Axis permite ao FC Porto manter a posse do imóvel.

A histórica sede do FC Porto no centro da cidade

O 325 da Praça General Humberto Delgado é um local emblemático, guardado há muito no coração dos portistas, associado ao crescimento do clube e que ligado a diversos momentos históricos do FC Porto.

Como recordam os ‘Dragões’ no site oficial, o início da história remonta a 1933, quando o clube alugou ao proprietário César Augusto Bordallo o piso do primeiro andar para ali instalar os serviços de sede e secretaria. As obras de ajustamento do espaço estiveram a cargo de Eduardo Coutinho, arquiteto e antigo sócio do FC Porto.

A sede do FC Porto foi inaugurada em março de 1933, mês em que se realizou igualmente a primeira reunião da Direção presidida por Sebastião Ferreira Mendes naquele espaço, equipado com sala de espera, sala de secretaria/balcão de atendimento, sala de leitura, salão de bilhar, bar, sala da Direção, sala dos chefes de secção, sala de troféus e um ginásio servido por bengaleiro, vestiário e chuveiro.

Entre as décadas de 1930 e 1970, era frequente as equipas vencedoras ou atletas vencedores serem homenageados na sede. A varanda foi mesmo o palco de consagração de diversos campeões e vencedores, o destino de autênticas romarias azuis e brancas.

Porto Canal

Entre as décadas de 1930 e 1970, era frequente as equipas vencedoras ou atletas vencedores serem homenageados na sede

Os serviços administrativos do FC Porto foram transferidos para o Estádio das Antas em 1982, ano em que o edifício na Avenida dos Aliados deixou de ser oficialmente a sede do clube. Porém, a atividade no espaço manteve-se. Em 1990, foi inaugurada a nova Sala de Bilhar do clube, considerada uma das melhores da Europa. Naquele espaço, o FC Porto organizou a Taça da Europa de bilhar em 1994 e 1998, assim como a Taça da Europa de Clubes em 2011 (foto), antes da mudança final da Secção para a Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, em 2014.

No pontapé de saída da nova vida do edifício, a 21 de janeiro de 2019, o presidente do FC Porto manifestou “grande emoção” por constatar que o edifício “não vai desaparecer e que vai ser um orgulho para o FC Porto, para os portuenses e para todos os milhares” que visitam a cidade do Porto. “Quando este prédio já praticamente não funcionava, festejei aqui um campeonato”, lembrou, aludindo a 25 de abril de 2004, dia em que o FC Porto de José Mourinho se tornou bicampeão nacional enquanto se encontrava a estagiar num hotel na zona da Boavista.

“Estava aqui por causa de uma atividade de bilhar e de repente comecei a ouvir um barulho muito grande no exterior. Gritavam até pelo meu nome, algo que me surpreendeu. Quando quis ir ao hotel ter com a equipa já não consegui sair porque estava aqui uma multidão”, referiu Pinto da Costa, congratulando-se por uma obra que estará sempre ligada ao seu trajeto no clube: “Este prédio ficará imortalizado e isso acontecerá no meu mandato. É uma grande alegria para mim”.

+ notícias: Porto

No Porto, estudantes de Medicina querem discutir ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse esta segunda-feira a presidente.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.