Câmara de Vila Viçosa lança olimpíadas do património para a população escolar

| País
Porto Canal / Agências

Vila Viçosa, 14 jul (Lusa) - O município de Vila Viçosa vai promover as primeiras olimpíadas do património com o objetivo de sensibilizar a população escolar para a importância do património e a sua preservação, revelou hoje a autarquia alentejana.

Com âmbito nacional, a iniciativa, que conta com o apoio da Fundação da Casa de Bragança e do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, foi criada tendo em conta que "a educação e a sensibilização das camadas mais novas da população é a base para a futura proteção, difusão e valorização dos bens patrimoniais".

Segundo a autarquia, as primeiras "Olimpíadas do Património Dr. João Gonçalo do Amaral Cabral 2014/2015" foram concebidas com o objetivo de "inspirar e reforçar a relação e o compromisso entre os jovens e o seu património".

O projeto tem como principais destinatários os alunos e professores dos estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do ensino oficial ou particular, com especial relevância para as escolas localizadas em locais classificados como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A iniciativa é também dirigida para municípios com centros históricos, para localidades inscritas na lista indicativa da UNESCO e para escolas pertencentes aos municípios de intervenção da Fundação da Casa de Bragança, assim como no âmbito da geminação com Olivença.

As escolas que pretendam participar na iniciativa devem fazer a sua inscrição até ao dia 31 de outubro.

A estrutura das olimpíadas inclui duas categorias, a categoria A, destinada a alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, e a categoria B, dirigida a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.

O projeto termina a 06 de maio de 2015, em Vila Viçosa, com as atividades e a prova da fase final, de caráter nacional.

TCA // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".