"Não mereço que o Benfica me corte as pernas." Quando Rui Costa forçou a saída do Benfica

"Não mereço que o Benfica me corte as pernas." Quando Rui Costa forçou a saída do Benfica
| Desporto
Porto Canal

Os primeiros dias de 2023 têm sido marcados por um clima de grande instabilidade no clube encarnado. Depois de uma derrota por 3-0 frente ao SC Braga, a direção de Rui Costa enfrenta agora o delicado processo de “rebelião” de Enzo Fernandez. Mas o episódio que envolve o argentino trouxe à memória um período em que Rui Costa também tentou forçar a sua saída do clube da luz.

Em 2003, numa entrevista concedida ao jornal Sport, o agora presidente do Benfica reviveu o processo da sua “não consumada” transferência para o Barcelona, em 1994.

“Fui jogador do Barça em 1994”, começou por referir Rui Costa, na entrevista ao jornal catalão. “Falei pessoalmente com o presidente, com Cruijjf e com Rexach. Eles queriam que eu entrasse face à saída de Laudrup, que ia para o Real Madrid. Já me sentia jogador do Barça, porque tinha tudo acertado, tanto a duração do contrato como as condições económicas", acrescentou.

Segundo o ex-jogador, a transferência não se realizou porque o presidente à época, Manuel Damásio, optou por pedir mais dinheiro ao clube da liga espanhola. “O presidente do Benfica disse-me pessoalmente que me transferiria por uma determinada verba… mas depois mudou de ideias e pediu oito milhões de dólares. O Nuñez (então presidente do Barcelona), não quis passar de seis, creio.”, referiu.

Rui Costa acabaria, no entanto, por abandonar o clube do seu coração para rumar ao Fiorentina, admitindo que “desde o dia em que o presidente do Benfica, Manuel Damásio, se negou a transferir-me para o Barcelona, não voltei a dirigir-lhe a palavra”.

29 anos depois, as palavras do presidente dos encarnados ganham agora novo eco, após a mais recente polémica que envolve a possível transferência de Enzo Fernandez para o Chelsea.

O médio contrariou o regulamento interno do clube, bem como as diretivas de Roger Schmidt, tendo viajado para a Argentina logo após a derrota em Braga, dia 30, consciente que teria que se apresentar em Lisboa na manhã do dia 2 para uma sessão de treino com a restante equipa.

Durante a sua ausência, o jogador foi identificado em fotografias publicadas no Instagram pelo seu empresário, onde é visível à mesa com um grupo de pessoas, a festejar a passagem de ano. Essa mesma foto foi de imediato “atacada” por adeptos benfiquistas, manifestando a sua revolta pelo comportamento do jovem atleta.

De acordo com informações avançadas esta terça-feira pelo jornal “O Jogo”, Enzo Fernández já não queria ter disputado o jogo com o SC Braga, tendo sido destacada por adeptos e comentadores a sua fraca prestação na partida. Os responsáveis encarnados terão convencido o médio a jogar, algo que, segundo "O Jogo", não se irá repetir no jogo desta sexta-feira frente ao Portimonense, numa postura que muitos assumem ter um único objetivo: forçar a sua saída do Benfica.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Francesco Farioli renova contrato

O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

FC Porto: Semana de clássico em marcha no CTFD Jorge Costa

O plantel principal do FC Porto realizou mais um treino matinal tendo em vista o duelo frente ao Benfica dos quartos de final da Taça de Portugal, que terá lugar no Estádio do Dragão a partir das 20h45 desta quarta-feira (RTP1). A lotação já se encontra esgotada.

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.