689 condutores com excesso de álcool e 4 vítimas mortais na Operação “Ano Novo 2022” da GNR

689 condutores com excesso de álcool e 4 vítimas mortais na Operação “Ano Novo 2022” da GNR
| País
Porto Canal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou esta segunda-feira dados provisórios da Operação “Ano Novo”.

De acordo com a força de segurança, de 29 de Novembro até às 07h30 desta segunda-feira, 33. 843 condutores foram fiscalizados, dos quais 689 conduziam com excesso de álcool. Desses, 237 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram ainda detidas 91 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 6 610 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destacou: 1615 por excesso de velocidade, 458 por falta de inspeção periódica obrigatória, 198 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 107 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e186 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, os militares da Guarda Nacional Republicana registaram 703 acidentes, dos quais há a registar 4 vítimas mortais, 18 feridos graves e 129 feridos leves.

Em comunicado, a GNR indica que, durante a operação que termina esta segunda-feira, vai continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, uso indevido do telemóvel, falta de inspeção periódica obrigatória e manobras perigosas.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.