Brisa anuncia aumento das portagens em 2023. Fique a conhecer os novos preços

Brisa anuncia aumento das portagens em 2023. Fique a conhecer os novos preços
| País
Porto Canal / Agências

Quase 70% das taxas de portagem de classe um sobem a partir de 01 de janeiro, conforme aprovado em Conselho de Ministros, destacando-se um aumento de 1,10 euros na A2 Lisboa/Algarve, anunciou a Brisa.

"A Brisa Concessão Rodoviária informa que, no dia 01 de janeiro de 2023, entra em vigor o novo tarifário de portagens nas autoestradas [...]. Assim, 62 das 93 taxas de portagens aplicadas na classe um (67% do total) serão atualizadas", indicou, em comunicado, a empresa.

De acordo com a mesma nota, considerando os principais percursos, destaca-se um aumento de 1,10 euros na A2 -- Lisboa/Algarve e de 1,05 euros na A1 -- Lisboa/Porto.

Na A6 -- Marateca/Caia, o aumento será de 0,60 euros, na A3 -- Porto/Valença será de 0,40 euros, enquanto atravessar a A4 -- Porto/Amarante vai passar a custar mais 0,15 euros a partir do início do ano.

Já no que se refere aos principais percursos urbanos (classe um) vai verificar-se um agravamento de 0,10 euros na A5 -- Lisboa/Cascais e na A9-CREL.

A partir de janeiro a taxa de portagem (classe um) na A2 -- Sublanço Fogueteiro/Coina e na A3 -- Sublanço Maia/Santo Tirso vai custar mais 0,05 euros.

Já as taxas, também para a classe um, na A1 -- Sublanço de Alverca (A1/A9)/ Vila Franca de Xira II, A5 -- Lisboa/Oeiras, A1- Sublanço Vila Franca de Xira II/ Vila Franca de Xira I, A1 -- Sublanço Espinho (IC24)/Carvalhos e na A4 -- Sublanço Ermesinde/Valongo vão ficar inalteradas.

As portagens vão aumentar 4,9% a partir de janeiro, anunciou em 22 de dezembro o então ministro das Infraestruturas, no final do Conselho de Ministros, considerando "equilibrada" a solução a que foi possível chegar e agora aprovada.

"Era para nós claro que um aumento de 9,5% e 10,5% era insuportável, mas também há contratos e responsabilidades [...] e tentámos encontrar uma solução equilibrada que permitisse um aumento menor", disse Pedro Nuno Santos.

Assim, a partir de 01 de janeiro, as taxas de portagens terão um aumento que será 4,9% a ser suportado pelos utilizadores. Acima deste valor, conforme precisou, "2,8% serão responsabilidade do Estado e o remanescente, até 9,5% ou 10,5%, será suportado pelas concessionárias".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.