TAP vai ter lucros este ano, a primeira vez desde 2017, avança jornal ECO

TAP vai ter lucros este ano, a primeira vez desde 2017, avança jornal ECO
| País
Porto Canal

É um relatório de contas da companhia aérea que está a ser avançado em exclusivo pelo jornal ECO: depois de dois anos com prejuízos acima de 1,2 mil milhões de euros e de um pacote de ajuda financeiro do Estado de 3,2 mil milhões de euros, a TAP prepara-se para fechar o ano com lucros pela primeira vez nos últimos cinco anos.

A concretizar-se este cenário feito pela equipa de gestão da TAP, a companhia pode apresentar níveis de liquidez semelhantes ao registados em 2019: 775 milhões de euros em caixa.

Esta é uma mudança drástica em comparação aos últimos anos. A TAP tem apresentado prejuízos avultados já antes do período pandémico, que obrigou a uma paragem quase completa de todas as operações. Em 2020, ano marcado pela covid-19, a transportadora registou perdas de 1,2 mil milhões de uros. No ano seguinte, o resultado operacional seria ainda pior – 1,6 mil milhões de prejuízo.

Agora, já depois de uma injeção de capital por parte do Estado no valor de 3,2 mil milhões de euros para “sanear” contas e reestruturar a empresa, a TAP deve apresentar o primeiro resultado líquido nos últimos cinco anos.

Os resultados finais ainda não são conhecidos, mas a expectativa é alta por parte da TAP, servindo de “amortecedor” às críticas públicas depois do caso mediático da indemnização da ex-administradora Alexandra Reis, no valor de 500 mil euros, que valeu a demissão de dois secretários de Estado e do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

Segundo terá apurado o ECO junto da gestão da TAP, os bons resultados podem acontecer pela valorização de três fatores: recuperação do turismo pós-pandemia, diminuição da folha salarial da TAP e gestão apertada dos custos de combustível para as aeronaves.

A última vez que a companhia aérea terminou um ano com lucros foi em 2017, com a TAP a registar lucros de 23 milhões de euros e resultados operacionais de 106 milhões de euros. Em 2023, a TAP tem pagamento de dívida à vista, com o vencimento de obrigações da empresa no valor de 200 milhões de euros.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.