Véspera de Natal. Marcelo desloca-se a Odemira para estar com imigrantes

Véspera de Natal. Marcelo desloca-se a Odemira para estar com imigrantes
| País
Porto Canal / Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se este sábado a Odemira, no distrito de Beja, para estar com imigrantes, anunciou o próprio chefe de Estado, em Belém, onde decorreu a cerimónia de entrega da vela da Cáritas Portuguesa, intitulada 'Dez Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz'.

"Os emigrantes são próximos nossos. Agora terminado este nosso encontro parto para Odemira. E vou a Odemira porque tinha prometido lá ir até ao fim do ano. Nós temos várias Odemiras no nosso país, todos os países infelizmente têm várias Odemiras, que têm aspetos positivos e aspetos complicados", sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

Recorde-se que no último ano Odemira, concelho no distrito de Beja, foi alvo de inúmeras denúncias de imigrantes a viverem em condições deploráveis e 'acorrentados' a redes de tráfico humano. Só em 2020, um total de 9.615 imigrantes viviam legalmente no concelho de Odemira, a maioria do Nepal e Índia.

Já em 17 de dezembro do ano passado, a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu sete processos disciplinares militares da GNR acusados de sequestro e agressão a imigrantes em Odemira e instaurou um inquérito para apuramento de responsabilidades disciplinares do comandante do posto onde aqueles exerciam funções.

A então ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, determinou a suspensão provisória de funções dos sete militares, por 90 dias, passível de ser prorrogada, tendo os militares, entretanto, sido reintegrados na força de segurança.

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.