Proteção Civil do Porto reforça equipas face ao agravamento do estado do tempo

Proteção Civil do Porto reforça equipas face ao agravamento do estado do tempo
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto adiantou esta segunda-feira que o Serviço Municipal de Proteção Civil está a monitorizar o agravamento do estado do tempo e “reforçou” as equipas, face às previsões de chuva intensa para o final do dia.

Em resposta à Lusa, a Câmara do Porto referiu que a “Proteção Civil Municipal está a monitorizar e há um reforço de equipas”.

A Proteção Civil elevou esta segunda-feira o nível de alerta de amarelo para laranja para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa, face às previsões de chuva intensa para o final do dia e possibilidade de inundações em meio urbano.

Numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto alerta para o agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente, vento, precipitação forte e agitação marítima.

A autarquia relembra que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) se encontram previstas rajadas de vento até 75 quilómetros por hora, precipitação forte entre hoje e terça-feira e agitação marítima até às 03:00 de terça-feira.

Nesse sentido, recomenda que a população adote uma condução defensiva, respeite os perímetros de segurança estabelecidos junto a orla costeira e molhes, em particular, nas avenidas D. Carlos I, Brasil e Montevideu, e tenha especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a zonas arborizadas.

A desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais é outro dos conselhos do serviço municipal de Proteção Civil.

“A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas”, acrescenta.

Num ponto de situação feito ao inicio da tarde, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, explicou que as previsões meteorológicas apontam para “períodos de chuva por vezes forte e persistente” entre o final da noite de hoje e a madrugada de terça-feira.

O período crítico será entre as 21h00 e as 09h00, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento.

O comandante nacional da ANEPC referiu também que a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu avisos para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sorraia.

Perante as previsões, a Proteção Civil admite que poderão registar-se inundações em meio urbano, cheias e derrocadas e deslizamentos de terra. As zonas mais suscetíveis são no litoral norte, região centro e área metropolitana de Lisboa.

+ notícias: Porto

Rui Moreira e Carlos Meodas "em sintonia total" pedem reforço de efetivos na Polícia Municipal e na PSP

Os presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa defenderam esa segunda-feira a necessidade de o efetivo da Polícia Municipal e da PSP ser reforçado nas duas cidades, onde dizem ter existido um decréscimo da sua visibilidade.

Câmara do Porto desembolsa cerca de meio milhão de euros para requalificar Rua de Ramalde do Meio

O programa municipal Rua Direita avançou, esta segunda-feira, com a reabilitação da Rua de Ramalde do Meio, com valor de investimento de 495 mil euros.

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.