Edgar Pinto vence no Joaquim Agostinho, mas a amarela é de Delio Fernández

| Desporto
Porto Canal / Agências

Sobral de Monte Agraço, 11 jul (Lusa) -- O ciclista português Edgar Pinto (LA-Antarte) ganhou hoje a primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho, mas quem vestiu a amarela foi o espanhol Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), terceiro na chegada a Sobral de Monte Agraço.

A tirada de 170,3 quilómetros, entre Manique do Intendente e Sobral de Monte Agraço, foi animada por uma fuga de nove corredores, iniciada ao quilómetro 22, mas foi apenas nos derradeiros 500 metros que tudo se decidiu.

Aproveitando o facto de a meta coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria, Edgar Pinto arriscou e saiu disparado para a vitória na etapa, que concluiu em 04:27.02 horas.

O segundo foi Jordi Simon (Team Ecuador), a cinco segundos, e o terceiro Delio Fernandez, com o mesmo tempo, um resultado que permitiu ao galego vestir a camisola amarela.

"À entrada dos últimos 500 metros respondi ao ataque do homem da Team Ecuador, passei direto e venci a etapa. Vim para esta prova com intenção de perceber como me encontro. Hoje senti-me bem e agora vou tentar lutar pela camisola amarela e por preparar-me da melhor forma para a Volta a Portugal", admitiu Edgar Pinto.

Para conseguir chegar ao topo da geral individual, o ciclista de Albergaria-a-Velha, que é terceiro a seis segundos do primeiro, terá de bater-se com Delio Fernandez e com o anterior comandante, Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), agora segundo classificado, a três segundos.

"Viemos para esta corrida para disputar a vitória. Chegar já hoje ao comando não era um objetivo, mas sabíamos que era possível. Para as próximas etapas, queremos defender a liderança, mas sabemos que não será fácil. O percurso do Troféu Joaquim Agostinho torna muito complicada a tarefa de quem quer defender a camisola amarela. Vamos lutar até ao fim, sabendo já que, pela demonstração de hoje, o Edgar Pinto é o adversário mais perigoso", apontou Fernandez.

No sábado, disputa-se a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, um total de 147,5 quilómetros com início em Atouguia da Baleia e final no Circuito de Torres Vedras.

A meta está instalada Rua António Leal de Ascenção, à sétima passagem dos corredores, que também terão de subir sete vezes a serra da vila.

AMG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.