Idosos institucionalizados vão ter 'tablets' doados pela Fundação Rotária

Idosos institucionalizados vão ter 'tablets' doados pela Fundação Rotária
| País
Porto Canal / Agências

A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) ofereceu 150 'tablets' a diversas entidades com o objetivo de melhorar a comunicação entre idosos institucionalizados e os seus familiares, foi este domingo anunciado.

“Neste projeto, os clubes rotários tiveram um papel primordial, nomeadamente na identificação e escolha das instituições a contemplar com a oferta dos equipamentos, mas também na comparticipação parcial do custo final”, disse à agência Lusa Fernando Regateiro, que integra a administração da FRP em representação do Distrito 1970 – RC Coimbra.

Tendo em conta “os ganhos que, reconhecidamente, as tecnologias de informação e comunicação podem dar para um envelhecimento ativo e saudável”, a FRP decidiu desenvolver um projeto “destinado a colmatar esta necessidade da população sénior residente em instituições”, permitindo também tirar partido das “componentes lúdica e educativa”, sublinhou.

A funcionalidade dos 'tablets', na ótica dos futuros utilizadores, “foi previamente testada por residentes” das instituições contempladas.

“Trinta e quatro clubes rotários, de norte a sul do país, manifestaram interesse em participar neste projeto de ação, através da aquisição de um número variável de unidades”, adiantou Fernando Regateiro, ao informar que o “Projeto dos Tablets” começou no ano rotário 2020/2021, culminando agora, no ano rotário 2022/2023.

A iniciativa, segundo o catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, “contemplou a aquisição de 150 'tablets' especificamente preparados” pela empresa J. P. Sá Couto, que “dotou os equipamentos com 'software' adequado à faixa etária a que se destina e design específico, nele incluindo a chancela” da FRP e das entidades parceiras.

“Neste momento, a Fundação Rotária Portuguesa está a terminar a distribuição dos equipamentos pelos clubes [associados], estando já a ocorrer (…) a sua entrega às instituições escolhidas”, de acordo com uma nota da FRP enviada à Lusa.

Para Fernando Regateiro, ex-presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), citado no texto, esta “será, seguramente, uma excelente prenda de Natal”, com apoio da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (IN-CM), Banco de Portugal e empresa Aliança Vinhos.

+ notícias: País

Governo apresenta plano de emergência para a saúde dentro de duas semanas

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que dentro de duas semanas irá apresentar o programa de emergência para a saúde, com especial foco na recuperação de cirurgias, na obstetrícia e nas respostas no âmbito da medicina familiar.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.