Proteção Civil alerta para a ocorrência de inundações, ventos de 100 km/h e chuva forte durante a noite

| País
Porto Canal / Agências

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira para as condições meteorológicas adversas referindo que “não é de descartar inundações em meio urbano” durante a noite.

Num ponto de situação das ocorrências relacionadas com o mau tempo que está a afetar Portugal continental, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, disse que está previsto um quadro meteorológico severo com maior incidência a partir das 23h00 desta segunda-feira até às 06h00 de amanhã, terça-feira.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil alertou ainda para os ventos fortes nas zonas altas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora e para a agitação marítima.

A proteção civil contabilizou 666 ocorrências entre as 00h00 e as 19h00 desta segunda-feira.

Segundo a ANEPC, as áreas com maior risco de inundação são: Caminha, Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em Viana do Castelo; Braga e Barcelos, distrito de Braga; Santo Tirso, no Porto; na zona do Douro; no Mondego; na bacia hidrográfica do Tejo; no Sado e em algumas ribeiras do Algarve.

+ notícias: País

Chuva forte coloca todos os distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal Continental estão este domingo sob aviso amarelo este domingo devido a precipitação forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Proteção Civil regista 112 ocorrências devido ao mau tempo

A Proteção Civil registou entre as 00h00 e as 12h00 deste domingo um total de 112 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Mau tempo deve-se à passagem da depressão Floriane

O mau tempo registado este domingo em Portugal continental e no arquipélago da Madeira, inclusive com chuva e ventos fortes, deve-se à passagem de uma depressão, denominada Floriane, que se fará sentir até segunda-feira, avisou o IPMA.