Torre dos Clérigos assinala 243 anos de história
Porto Canal
A Torre dos Clérigos situada na cidade do Porto celebra esta segunda-feira, dia 12 de dezembro, o 243º aniversário.
Para assinalar a data festiva daquele que é considerado o cartão-postal da ‘Invicta’ foi preparado um vasto programa. O destaque vai para a inauguração da Sala dos Legados dos Presidentes pelas 18h. Na exposição será mostrado ao público o espólio adquirido ou doado pelos diferentes presidentes da Irmandade dos Clérigos, com destaque para uma pintura do monumento, da autoria do compositor do hino de Portugal, Alfredo Keil.
Ao longo do dia tiveram ainda outros destaques, tais como as visitas guiadas ‘Nicolau Nasoni’ que decorreram, pelas 10h, 11h, 15h e 16h, o concerto a dois órgãos de tubo e a missa de aniversário pelas 17h.
Já ao fim da noite, pelas 21h30, a Orquestra Nacional de Jovens tem concerto marcado na Igreja dos Clérigos.
Relativamente aos antepassados da Torre dos Clérigos, esses remontam ao ano de 1753. A pedido da Irmandade dos Clérigos, o arquiteto Nicolau Nasoni apresentou o projeto para uma torre sineira e no ano seguinte, em 1754, arrancariam as obras. Com a colocação da cruz de ferro no topo e a imagem de São Paulo no nicho sobre a porta, em julho de 1763, deu-se por concluída a sua construção.
As características barrocas que a definem são a expressão máxima da espetacularidade do barroco, onde os traços típicos deste estilo dão à torre movimento e beleza.
A mais de 75m de altura e após subir 225 degraus, a vista sobre a cidade do Porto do topo da torre é deslumbrante. Atualmente, a Torre dos Clérigos é considerada o cartão-postal da cidade ‘Invicta’.