Criminalidade violenta grave diminui 2,2% no primeiro trimestre do ano

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- A criminalidade violenta e grave diminui 2,2 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, tendo a GNR, PSP e PJ recebido menos 105 participações, anunciou hoje o Gabinete Coordenador de Segurança (GCS).

O GCS adianta que a criminalidade geral também baixou 7,6 por cento nos primeiros três meses do ano face a período idêntico de 2013, com a GNR, PSP e Polícia Judiciária a receberam menos 6.788 participações.

A criminalidade participada à GNR, PSP e PJ no primeiro trimestre de 2014 foi hoje analisada numa reunião do Gabinete Coordenador de Segurança, que contou com a participação dos ministros da Administração Interna, Miguel Macedo, e da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

Segundo os dados do GCS, que são provisórios, os crimes que mais aumentaram foram os furtos de oportunidade de objetos não guardados (mais 467) e por carteiristas (mais 297), roubos na via pública (mais 50), em transportes públicos (mais 36) e nas escolas (mais oito).

Já os crimes que mais diminuíram no primeiro trimestre deste ano foram o furto de metais não preciosos (menos 1.489), condução com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 gramas por litro (menos 1.401), condução sem habilitação legal (menos 912) e furtos em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas (menos 792).

O furto em veículo motorizado (menos 475), roubos em residência (menos 56) e a ourivesarias (menos 14), homicídio voluntário consumado (menos 12), roubos por esticão (menos sete) e de viaturas (menos quatro) foram outros crimes que baixaram nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2013.

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.