Comité das Regiões defende união dos municípios para resolver problemas da mobilidade

| País
Porto Canal / Agências

Fabriano, Itália, 11 jul (Lusa) - O presidente do Comité das Regiões da União Europeia (UE), Michel Lebrun, defendeu hoje, em Itália, que os municípios portugueses devem "unir-se" para apresentar soluções conjuntas ao Governo na área da mobilidade e transportes.

"Os cidadãos estão em pé de igualdade, por esse motivo, onde quer que morem têm os mesmos direitos e deveres, devendo beneficiar das mesmas facilidades. Por isso, os municípios devem unir esforços", afirmou aos jornalistas, num balanço da reunião de a Comissão de Coesão Territorial (COTER), realizada no âmbito de um encontro do Comité das Regiões entre quinta-feira e hoje, em Fabriano, Itália.

O presidente do Comité das Regiões salientou ser "adepto" da descentralização do poder, poder local versus poder central, mas considerou que cada país deve adaptar-se "a esse passo".

A COTER aprovou com três votos contra, na quinta-feira, o parecer "A mobilidade em regiões que enfrentam dificuldades geográficas e demográficas", concluindo que, a par dos investimentos nas redes transeuropeias de transportes, é "fundamental" canalizar mais fundos comunitários para as ligações nos territórios despovoados e isolados.

Michel Lebrun frisou que a União Europeia, através dos contributos dos governos dos diferentes países, deve dar "mais atenção" aos `handicaps´ nas ligações de transportes nestas regiões.

"As regiões isoladas que lidam com o envelhecimento e fuga de população para os grandes centros e a perda de serviços públicos merecem maior atenção por parte da UE", afirmou.

Para isso, adiantou, os países devem elaborar um plano operacional em matéria de mobilidade para que a UE, através dos fundos estruturais, ajude estas regiões.

"No momento em que há reafectação de dinheiros públicos, as regiões periféricas devem ser tidas em conta", disse.

Na sua opinião, um dos elementos fundamentais para continuar a desenvolver as regiões mais desfavorecidas é investir e retomar o progresso dos transportes.

Michel Lebrun reclamou, através do parecer que será discutido em reunião plenária do comité entre 06 e 08 de outubro, a elaboração de um livro verde, no qual as instituições europeias debatem as dificuldades das regiões com dificuldades demográficas e geográficas.

O Comité das Regiões foi criado em 1994 pelo Tratado da UE sendo, atualmente, composto por 344 membros efetivos, 12 deles portugueses.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.