Voluntários europeus e asiáticos participam em campo de trabalho em Uva, Vimioso

| País
Porto Canal / Agências

Vimioso, 11 jul (Lusa) - Um grupo de 21 voluntários oriundos de países europeus e asiáticos está a reocupar pombais tradicionais e outros edifícios rurais na aldeia de Uva, no concelho transmontano de Viminoso, permitindo a melhoria dos imóveis característicos da região.

O campo de trabalho, que se prolonga até ao próximo dia 18 julho, junta jovens oriundos de países com Espanha, França, Rússia, China, Coreia do Sul, Taiwan, Eslováquia, República Checa e Bélgica.

"Os principais objetivos do campo de trabalho internacional são a recuperação e valorização de edifícios rurais que são, também, património cultural, bem como a partilha de experiências entre diversas culturas", disse hoje à Lusa a responsável pela Palombar- Associação de Conservação da Natureza e Património Rural, Teresa Nóvoa.

O campo de trabalho é promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e conta com a colaboração dos voluntários recrutados pela Palombar.

Deste modo, a Palombar pretende associar a descoberta de uma região ao trabalho em prol da preservação e da revitalização do meio ambiente.

Quem participa no campo de voluntariado internacional depressa se apercebe das características da região do planalto mirandês e das suas construções, como é caso dos pombais tradicionais.

Miguel Mundó, um voluntário vindo de Barcelona (Espanha), disse que nunca tinha visto tantos pombais e tão juntos o que confere à aldeia de Uva uma paisagem singular.

"Estou a gostar da experiência porque trabalho ao ar livre e estou a contribuir para a preservação do património cultural de uma região. É uma experiência única dentro das minhas férias de verão", acrescentou o jovem catalão.

Por seu lado, Kuei-Wen Huang vinda de Taiwan, refere que está viver uma experiência agradável e está a à descoberta de uma região única em Portugal.

"Trata-se de um campo de trabalho bastante interessente, já que tenho a oportunidade para além da descoberta do património e ao mesmo tempo conviver com gente diferente oriunda de vários países e continentes", acrescentou.

Os voluntários têm a oportunidade de aprender e experimentar todas as técnicas tradicionais de construção que fazem parte do processo, nomeadamente picar o reboco, preparar e aplicar a argamassa ou reparar o telhado.

"Os pombais tradicionais são mais do que património construído - são património cultural -, sendo também dada, durante os tempos livres, grande importância ao contacto dos participantes com os habitantes da aldeia e com a cultura da região, assim como à descoberta da incrível paisagem natural do Planalto Mirandês", afirmam os técnicos da Palombar.

Já Manuel Barros, diretor do IPDJ disse que se estar dar prioridade a este tipo de inibitivos realizados no interior dos pais porque já que são "projetos âncora", que vão, "seguramente" promover a atratividade e fixação de pessoas nestes territórios.

"O mundo rural só se poderá povoar se conseguirmos encontrar estratégias para fixar e atrair pessoas e estes ícones culturais como são os pombais tradicionais poderá ser um bom exemplo", concluiu.

Só na pequena aldeia de Uva há cerca de 40 destas construções, que em tempos permitiram o sustento de muitas famílias através da carne de pombo, ou do "pombinho", estrume de pombo, um fertilizante natural utlizado na agricultura.

FYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.