Oficial: Luis Enrique deixa a seleção espanhola

Oficial: Luis Enrique deixa a seleção espanhola
| Desporto
Porto Canal

A Federação Espanhola de Futebol oficializou no final da manhã desta quinta-feira a saída de Luis Enrique do comando técnico da seleção espanhola. Num comunicado no seu site oficial, o organismo agradece o trabalho levado a cabo pelo técnico.

 

"A RFEF quer agradecer o trabalho de Luis Enrique e de toda a sua equipa técnica à frente da seleção nacional durante os últimos anos", lê-se no comunicado hoje divulgado pelo organismo, dois dias depois da eliminação no Mundial2022.

A Espanha foi afastada do Campeonato do Mundo por Marrocos, adversário de Portugal nos quartos de final, após o empate 0-0 no tempo regulamentar e no prolongamento, desfeito no desempate através de grandes penalidades (3-0).

"A direção desportiva da RFEF apresentou ao presidente um documento em que se determina o arranque de um novo projeto para a seleção espanhola de futebol, com o objetivo de continuar o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique e pelos seus colaboradores", prossegue o comunicado.

Luis Enrique, de 52 anos, chegou à 'roja' em julho de 2018, quando sucedeu a Fernando Hierro, numa experiência que interrompeu durante cinco meses, devido a problemas familiares, em 2019.

O asturiano, que já treinou as equipas do FC Barcelona, FC Barcelona B, Roma e Celta de Vigo, levou a seleção espanhola a duas 'final four' da Liga das Nações, tendo perdido a final frente à França em 2021, e às meias-finais do Euro2020, quando 'caiu' diante da Itália, por 4-2 nas grandes penalidades, depois da igualdade 1-1.

"A RFEF deseja energicamente a melhor das sortes a Luis Enrique e à sua equipa de trabalho nos seus futuros projetos profissionais. O técnico leva o carinho e a admiração dos seus colaboradores na seleção e em toda a federação, que será sempre a sua casa", remata o organismo que tutela a modalidade em Espanha.

 

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Que o presidente eleito seja o presidente de todos os portistas"

André Villas-Boas, líder da Lista B, já votou nas eleições do FC Porto.

Sérgio Conceição: "Queremos muito competir e ganhar"

Sérgio Conceição espera sentir “a paixão dos adeptos” frente ao Sporting (domingo, 20h30).

Miguel Brás da Cunha: "Seja qual for o resultado, o FC Porto já ganhou"

Miguel Brás da Cunha, líder da Lista D, já votou nas eleições do FC Porto.