Sabe porque é feriado no dia 8 de dezembro?

Sabe porque é feriado no dia 8 de dezembro?
Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
| País
Mafalda Miranda

O feriado do dia 8 dezembro assinala o dia da Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma da religião católica no dia 8 de dezembro de 1854. Assim sendo, esta é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Muito antes de ser considerado um dogma, a celebração da data universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV. A 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal a Espanha, data que se assinalou na passada sexta-feira, a 1 de dezembro.

De seguida, foi até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e declarou-a padroeira e rainha de Portugal. Desde essa altura que mais nenhum rei português usou a coroa na cabeça, pois era um privilégio que estava disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Ao longo de muitos séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro. No entanto, a data de comemoração foi alterada e, atualmente, é celebrada no mês de maio por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.