Antiga fábrica de cobre do Porto começa a ganhar vida. Conheça as imagens do projeto

Antiga fábrica de cobre do Porto começa a ganhar vida. Conheça as imagens do projeto
| Porto
Porto Canal

O terreno de seis hectares que, durante mais de meio século, foi ocupado pela Companhia Portuguesa do Cobre, vai ser palco de cerca de 235 habitações e nove estabelecimentos comerciais.

De acordo com o diretor da área imobiliária da ABB, grupo proprietário do projeto, em declarações ao Porto Canal, “a obra está a ser executada em duas fases, sendo a primeira fase os lotes 1, 2 e 3”, que correspondem a estabelecimentos comerciais.

O primeiro a abrir portas é o supermercado da cadeia Continente, que estreia o espaço da antiga fábrica de cobre já nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro. Segue-se, em meados de dezembro deste ano, a abertura de um Burguer King e, no início de 2023, um posto de abastecimento Prio.

Porto Canal

Já a segunda fase é composta por sete lotes, sendo um deles comercial e os restantes habitacionais.

Inicialmente, as previsões do projeto apontavam para que, no início de 2023, estivessem concluídos dois edifícios habitacionais. No entanto, o Porto Canal sabe que estas obras estão atrasadas. António Magalhães avançou que dois lotes de habitação “estão em fase de licenciamento e deverão arrancar no segundo trimestre de 2023”. Já relativamente aos restantes quatro, não há “previsão de arranque das obras”.

Porto Canal

No que diz respeito às superfícies comerciais que fazem parte da segunda fase do projeto, António Magalhães contou que vão ser construídos uma Decathlon, uma Rádio Popular, uma Sea Side, uma Kiwoko, uma Norauto e um Espaço Casa, estabelecimentos que devem estar concluídos “até final de março de 2023”.

Os lotes de habitação “deverão representar cerca de 235 fogos com tipologias desde T1 a T4.”

Relativamente ao investimento feito no projeto que vai dar uma nova vida à antiga fábrica de cobre, António Magalhães refere que “face às previsões iniciais”, não há “qualquer derrapagem”. Assim sendo, “o investimento na totalidade não irá ultrapassar os 125 milhões de euros”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.