Antiga fábrica de cobre do Porto começa a ganhar vida. Conheça as imagens do projeto

Antiga fábrica de cobre do Porto começa a ganhar vida. Conheça as imagens do projeto
| Porto
Porto Canal

O terreno de seis hectares que, durante mais de meio século, foi ocupado pela Companhia Portuguesa do Cobre, vai ser palco de cerca de 235 habitações e nove estabelecimentos comerciais.

De acordo com o diretor da área imobiliária da ABB, grupo proprietário do projeto, em declarações ao Porto Canal, “a obra está a ser executada em duas fases, sendo a primeira fase os lotes 1, 2 e 3”, que correspondem a estabelecimentos comerciais.

O primeiro a abrir portas é o supermercado da cadeia Continente, que estreia o espaço da antiga fábrica de cobre já nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro. Segue-se, em meados de dezembro deste ano, a abertura de um Burguer King e, no início de 2023, um posto de abastecimento Prio.

Porto Canal

Já a segunda fase é composta por sete lotes, sendo um deles comercial e os restantes habitacionais.

Inicialmente, as previsões do projeto apontavam para que, no início de 2023, estivessem concluídos dois edifícios habitacionais. No entanto, o Porto Canal sabe que estas obras estão atrasadas. António Magalhães avançou que dois lotes de habitação “estão em fase de licenciamento e deverão arrancar no segundo trimestre de 2023”. Já relativamente aos restantes quatro, não há “previsão de arranque das obras”.

Porto Canal

No que diz respeito às superfícies comerciais que fazem parte da segunda fase do projeto, António Magalhães contou que vão ser construídos uma Decathlon, uma Rádio Popular, uma Sea Side, uma Kiwoko, uma Norauto e um Espaço Casa, estabelecimentos que devem estar concluídos “até final de março de 2023”.

Os lotes de habitação “deverão representar cerca de 235 fogos com tipologias desde T1 a T4.”

Relativamente ao investimento feito no projeto que vai dar uma nova vida à antiga fábrica de cobre, António Magalhães refere que “face às previsões iniciais”, não há “qualquer derrapagem”. Assim sendo, “o investimento na totalidade não irá ultrapassar os 125 milhões de euros”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.