Superfície comercial abre na antiga Fábrica de Cobre do Porto
Porto Canal
O projeto para a antiga Fábrica de Cobre do Porto arrancou em agosto do ano passado e, cerca de um ano e três meses depois, vai abrir o primeiro estabelecimento comercial da empreitada. Trata-se de um supermercado, que tem abertura prevista para o dia 7 de dezembro. No entanto, as previsões apontavam para que, no início de 2023, estivessem concluídos dois edifícios habitacionais. O Porto Canal apurou, junto de fontes próximas, que, nesse aspeto, as obras estão atrasadas e longe de serem concretizadas. Os edifícios habitacionais poderão, inclusivamente, só estar prontos em 2024.
A antiga Companhia Portuguesa do Cobre, situada no Porto, foi um ícone da cidade durante mais de meio século. Mas acabou por falir em 1998 e, agora, é propriedade do grupo ABB – Alexandre Barbosa Borges.
O novo projeto, que se insere num terreno com quase seis hectares, prevê a construção de casas, lojas e espaços verdes num investimento avaliado em 125 milhões de euros.
De acordo com António Magalhães, diretor da área imobiliária da ABB em declarações ao Jornal de Negócios, seis dos dez lotes existentes vão ser destinados à construção de edifícios habitacionais, que podem ter entre cinco e sete pisos acima do solo, o que resulta, ao todo, em 226 novas habitações.
No entanto, ao contrário do que estava previsto, o Porto Canal apurou que os dois edifícios habitacionais não devem estar prontos no início de 2023, uma vez que as obras estarão atrasadas, tendo os projetos entrado na Câmara Municipal do Porto no mês de novembro.
No que diz respeito às superfícies de atividade económica, vai abrir, já na próxima quarta-feira, dia 7 de dezembro, um supermercado e, cerca de uma semana depois, a partir do dia 15, abrirá uma loja de restauração. Está ainda prevista a abertura, no início de 2023, de um posto de abastecimento, e de uma loja de desporto para o meados do próximo ano.