O podcast que virou festival. Vem aí o Nalgas Film Festival

O podcast que virou festival. Vem aí o Nalgas Film Festival
| Porto
Porto Canal / Agências

Uma feira de colecionismo, sessões de curtas-metragens e o filme "Angústia" (1987), de Bigas Luna, marcam a primeira edição do Nalgas Film Festival, que acontece no sábado no cinema Passos Manuel, no Porto.

O festival é uma iniciativa do 'podcast' sobre cinema Nas Nalgas do Mandarim e ocupará o cinema Passos Manuel ao longo da tarde e noite de sábado, a começar com uma feira para colecionadores com 'memorabilia cinéfila", sobretudo DVD, VHS e blu-ray, refere a organização.

Segundo o alinhamento desta primeira edição, o festival vai exibir filmes de Filipe Melo ("Sleepwalk" e "O lobo solitário"), de Francisco Lacerda ("Freelancer", "Karaoke Night" e "Cemitério Vermelho"), de Luís Alves ("O Caso Coutinho") e de Ricardo Machado ("The Muppet-Face").

Haverá ainda tempo para apresentação do anuário "Videoclube do Sr. Joaquim", do livro "Cinememórias", de O Rato Cinéfilo, e a banda desenhada "Quarentugas", de André Oliveira e Pedro Carvalho.

O festival, que se insere no programa de sessões "Passos no Escuro", de cinema fantástico e de terror do Passos Manuel, termina com o filme "Angústia" (1987), do realizador espanhol Bigas Luna.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.