Porto. 11 mil alunos afetados pela greve dos trabalhadores das cantinas

| Porto
Porto Canal

Os trabalhadores das cantinas concessionadas em escolas, hospitais, fábricas e serviços estão esta segunda-feira em greve, sendo esperada uma elevada adesão que poderá provocar constrangimentos em todos esses serviços.

Em declarações ao Porto Canal, representante do Sindicato de Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Restauração e Turismo e Similares afirma que o maior impacto deverá ser sentido nas escolas e hospitais, sendo atingidos cerca de 11 mil alunos pela adesão à greve de 59 das 68 cantinas do município.

Os trabalhadores exigem principalmente aumentos salariais, a revisão da tabela remuneratória, reconhecimento de antiguidade dos trabalhadores e valorização do trabalho ao sábado e domingo.

A maior parte dos trabalhadores, com o aumento do salário mínimo nacional (SMN) em 2023, irá passar a ganhar esse valor, sendo necessária uma atualização até para diferenciação do salário entre as diferentes categorias do setor.

+ notícias: Porto

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

Trabalhadores denunciam "contratos precários" em equipamentos culturais do Porto

Trabalhadores da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto denunciaram "contratos precários" em equipamentos do município e reivindicaram melhores condições de trabalho, avançou esta terça-feira o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE).

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.