Pepe titular frente ao Uruguai, garante Fernando Santos

Pepe titular frente ao Uruguai, garante Fernando Santos
| Desporto
Porto Canal

Pepe vai ser titular na defesa da Seleção nacional na próxima segunda-feira, no jogo contra o Uruguai, garantiu Fernando Santos na conferência de antevisão.

Aos jornalistas, e questionado sobre a lesão de Danilo e as consequências na estrutura da equipa, Fernando Santos anunciou um dos jogadores que será titular. “Pepe vai jogar amanhã”.

O treinador nacional teve ainda palavras elogiosas para o central do FC Porto e a sua importância no balneário: “É um monstro”.

Sobre o plano de jogo para o Uruguai, o selecionador nacional deixa claro que quer «liberdade total» para a equipa, no plano ofensivo. A criatividade e mobilidade que Portugal mostrou no ensaio com a Nigéria serão essencial, mas ficaram as dúvidas frente ao Gana, na estreia no Mundial.

"Os primeiros 30 minutos faltou aquilo que eu sei que os meus jogadores têm para dar, que é imprevisibilidade. Fomos lentos na circulação. Tivemos uma segurança extrema, mas podemos ter a mesma segurança, libertando mais o jogo. A variabilidade do jogo. Não é só entrar à esquerda ou direita, é entrar pelo meio, é atacar com os dois laterais", analisou o selecionador.

Na antevisão do Uruguai-Portugal, da segunda jornada do Mundial 2022, Fernando Santos foi ainda questionado sobre o papel de Cristiano Ronaldo enquanto capitão, e nomeadamente a voz no interior do grupo de trabalho.

"Não podemos querer que se expressem todos da mesma forma. Há jogadores que levantam mais o braço, outros parecem mais treinadores, outros são mais acanhados", começou por dizer, antes de individualizar Pepe. "O Pepe é um monstro. Lá está, alguém com um papel tremendo, entre aqueles que treinei. É o Pepe", referiu.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.