Famalicão: 180 mil euros na animação da quadra natalícia

Famalicão: 180 mil euros na animação da quadra natalícia
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir 180 mil euros na animação da quadra natalícia, sendo a maior fatia (120 mil euros) destinada às iluminações.

As luzes vão ser ligadas a 1 de dezembro e estarão acesas das 18h00 às 23h00, entre domingo e sexta-feira, e das 18h00 às 24h00, às sextas e sábados.

Em 2021, o município investiu 100 mil euros nas iluminações.

Este ano, a iluminação vai chegar a mais 12 ruas da cidade, mas, segundo o presidente da Câmara, Mário Passos, é estimada uma poupança de 12% em relação ao ano anterior, com a redução do horário da iluminação e com o recurso à tecnologia LED.

A iluminação natalícia abrange as principais ruas da cidade, assim como as vilas de Ribeirão, Joane e Riba de Ave e inclui também um espetáculo de multimédia na Praça D. Maria II.

Com o mote “O lugar do Natal”, a animação da quadra vai ser levada a cabo pela Câmara em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).

As atividades decorrerão até 8 de janeiro e incluem pista de gelo, carrossel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e cabana solidária com a presença do Pai Natal, entre outras.

O mercado de Natal incluirá uma zona de “street food” e outra para a venda de artesanato e produtos tradicionais.

Entre 11 e 24 de dezembro, a cabana solidária estará instalada na Praça 9 de abril.

A chegada do Pai Natal está marcada para a tarde do dia 11 de dezembro.

A Câmara vai distribuir gratuitamente 10 mil bilhetes para o circo e 5 mil para a pista de gelo pelas crianças do concelho.

A ACIF reserva as manhãs do carrossel e do comboio para as instituições de ensino e de apoio à terceira idade do concelho.

Há ainda um programa cultural e recreativo diário com vários eventos como a S. Silvestre de Famalicão, na noite de 23 de dezembro, o Famalicão Porto de Encontro, entre os dias 12 e 31 de dezembro, e os concertos de Natal.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.