Famalicão: 180 mil euros na animação da quadra natalícia

Famalicão: 180 mil euros na animação da quadra natalícia
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir 180 mil euros na animação da quadra natalícia, sendo a maior fatia (120 mil euros) destinada às iluminações.

As luzes vão ser ligadas a 1 de dezembro e estarão acesas das 18h00 às 23h00, entre domingo e sexta-feira, e das 18h00 às 24h00, às sextas e sábados.

Em 2021, o município investiu 100 mil euros nas iluminações.

Este ano, a iluminação vai chegar a mais 12 ruas da cidade, mas, segundo o presidente da Câmara, Mário Passos, é estimada uma poupança de 12% em relação ao ano anterior, com a redução do horário da iluminação e com o recurso à tecnologia LED.

A iluminação natalícia abrange as principais ruas da cidade, assim como as vilas de Ribeirão, Joane e Riba de Ave e inclui também um espetáculo de multimédia na Praça D. Maria II.

Com o mote “O lugar do Natal”, a animação da quadra vai ser levada a cabo pela Câmara em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).

As atividades decorrerão até 8 de janeiro e incluem pista de gelo, carrossel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e cabana solidária com a presença do Pai Natal, entre outras.

O mercado de Natal incluirá uma zona de “street food” e outra para a venda de artesanato e produtos tradicionais.

Entre 11 e 24 de dezembro, a cabana solidária estará instalada na Praça 9 de abril.

A chegada do Pai Natal está marcada para a tarde do dia 11 de dezembro.

A Câmara vai distribuir gratuitamente 10 mil bilhetes para o circo e 5 mil para a pista de gelo pelas crianças do concelho.

A ACIF reserva as manhãs do carrossel e do comboio para as instituições de ensino e de apoio à terceira idade do concelho.

Há ainda um programa cultural e recreativo diário com vários eventos como a S. Silvestre de Famalicão, na noite de 23 de dezembro, o Famalicão Porto de Encontro, entre os dias 12 e 31 de dezembro, e os concertos de Natal.

+ notícias: Norte

Presidente da Câmara de Vila Real critica a distribuição dos fundos comunitários

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, confirmou na passada quarta-feira que as propostas de criação de duas novas NUT II já foram aprovadas por Bruxelas. Rui Santos, em declarações ao Porto Canal, criticou a criação das NUTs, que segundo o autarca falharam ao não olhar para o país em geral.

Crescimento da procura no metro do Porto potenciada pela linha amarela

Em 2022, o metro do Porto ultrapassou as 65 milhões de validações. O ano passado foi o segundo melhor de sempre em termos de procura, uma vez que foram registadas menos 8,9% das validações, face ao melhor ano (2019).

Câmara de Aveiro vai contratar mais funcionários para as escolas

A Câmara Municipal de Aveiro decidiu esta quinta-feira contratar mais funcionários para as escolas, face à avaliação das necessidades feita junto dos agrupamentos.