Costa e Marcelo lado a lado na eliminação da violência contra as mulheres

Costa e Marcelo lado a lado na eliminação da violência contra as mulheres
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, reafirmou esta sexta-feira a “prioridade do Governo” no combate à violência domestica, sublinhando o “reforço de verbas” no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) para a criação de mais estruturas de apoio.

“Reafirmo a prioridade do Governo no combate a este flagelo da violência doméstica. No OE2023 haverá um reforço de verbas para a criação de mais estruturas de apoio, mais respostas especializadas e novas valências para o apoio a todas as vítimas”, escreveu António Costa na rede social Twitter.

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se assinalada esta sexta-feira, o chefe do Governo fez uma outra publicação em que reitera “o apelo ao fim do silêncio de quem sofre agressões e ao fim da indiferença dos que as detetem”.

“E repito o apelo a toda a comunidade a que se indigne perante qualquer tipo de violência”, acrescentou.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se pronunciou sobre a violência doméstica numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República, em que considerou que os números deste tipo de crime em Portugal "são hoje gritantes, assim como a ainda contínua desigualdade".

Marcelo Rebelo de Sousa pede a todos que combatam a violência contra as mulheres nas suas múltiplas formas.

Segundo o chefe de Estado, esta data convoca "à ação de todos os portugueses e portuguesas para que, de forma efetiva e permanente, sejam erradicadas todas as formas de agressão contra as mulheres".

"O papel insubstituível e extraordinário das mulheres na sociedade portuguesa, conquistado por mérito próprio, obriga cada um de nós a agir, a denunciar e a impedir toda e qualquer forma de violência contra as mulheres no nosso país", afirma.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.