Ondas arrastam oito militares na Póvoa de Varzim. Buscas prosseguem por jovem de 20 anos desaparecida

Ondas arrastam oito militares na Póvoa de Varzim. Buscas prosseguem por jovem de 20 anos desaparecida
| Norte
Porto Canal / Agências

Oito jovens foram hoje arrastados pelas ondas na praia da Lagoa em Póvoa de Varzim, de acordo com o novo balanço da capitania do Porto, que mantém que uma jovem esta desaparecida no mar e que os restantes sairam ilesos.

Anteriormente, o capitão do Porto e Comandante local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim, Ferreira Teles, tinha dito que o grupo era constituído por quatro jovens.

“Oito jovens estavam na praia e foram apanhados pela ondulação. Sete conseguiram sair pelo próprio pé e foram transportados ao Hospital da Póvoa e uma rapariga com cerca de 20 anos está desaparecida”, disse à Lusa o capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

O comandante Ferreira Teles disse que o alerta para o incidente que decorreu na praia da Lagoa, na localidade de Aver-o-Mar, no concelho da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, foi dado às 4h48.

Segundo a mesma fonte duas raparigas foram ao mar molhar os pés, contudo, a forte ondulação marítima fez com que o mar as arrastasse. Os outros jovens militares tentaram ir socorrer as colegas, mas acabaram também por enfrentar dificuldades perante a violência das ondas. As autoridades acrescentam que só três dos militares resgatados foram conduzidos ao hospital. 

Trata-se de um grupo de oito jovens militares do Exército, em formação na Escola de Serviços, na Póvoa de Varzim, de acordo com o Jornal de Notícias (JN).

“Temos já um helicóptero a sobrevoar a zona e vários meios em terra. Em breve e, apesar de a barra estar fechada devido à agitação marítima, vamos contar também com uma embarcação”, disse.

No local estão elementos do Bombeiros da Póvoa do Varzim, da polícia marítima e elementos da estação salva-vidas da capitania.

Toda a costa marítima de Portugal continental está sob aviso amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à forte agitação marítima, no entanto, durante a passada noite de quinta-feira, altura d incidente, as autoridades tinham decretado aviso laranja. 

(em atualização).

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.