Senhorios só vão poder cobrar duas rendas antecipadas a partir de 2023
Porto Canal
Depois de centenas de propostas da oposição já chumbadas em Parlamento, o PS foi aprovando algumas nos últimos dias, com destaque para o PAN, o Livre e a Iniciativa Liberal. Esta quinta-feira, as votações foram igualmente marcadas pela aprovação de propostas do PSD, do PCP e do Bloco de Esquerda, partido com o qual negociou um novo limite nas rendas. Em 2023, os senhorios passam a poder exigir apenas o pagamento antecipado de dois meses.
A proposta dos Bloco de Esquerda previa baixar de "um período não superior a três meses" para apenas um, mas o PS aceitou o meio-termo para viabilizar a medida nos trabalhos da Comissão de Orçamento e Finanças. Desta forma, o arrendatário só pode pagar adiantado até dois meses de renda e de caução.
Foi o socialista Miguel Cabrita quem perguntou ao Bloco de Esquerda se admitia mudar a proposta para dois meses, com Mariana Mortágua a aceitar discutir essa possibilidade. Entretanto, o PCP também conseguiu ver aprovada a sua proposta para proteção das vítimas de violência doméstica.
Antes da votação final global do Orçamento do Estado, o Livre continuou a ganhar pontos no que toca a medidas aprovadas, como por exemplo mais um milhão de euros para o programa "Bilha Solidária" que apoia a compra de gás engarrafado, um passe para comboios regionais até 49 euros e a ainda a majoração do abono para famílias monoparentais.