Mundial'2022: Médio espanhol Gavi é o terceiro mais novo a marcar numa fase final

Mundial'2022: Médio espanhol Gavi é o terceiro mais novo a marcar numa fase final
| Desporto
Porto Canal / Agências

O médio espanhol Gavi tornou-se esta quarta-feira o terceiro mais jovem a marcar um golo numa fase final do Mundial de futebol, e o mais novo desde que o 'rei' Pelé faturou na edição de 1958, há 64 anos.

Com 18 anos e 110 dias, Pablo Martín Páez Gavira, nascido em 05 de agosto de 2004, apontou, aos 74 minutos, o quinto dos sete golos com que a Espanha goleou a Costa Rica (7-0), em encontro da primeira jornada do Grupo E do Mundial2022.

No que respeita a precocidade goleadora, o jogador do FC Barcelona só perde para Pelé, que apontou o primeiro dos seus 12 golos em Mundiais com 17 anos e 239 dias, e para o mexicano Manuel Rosas, que se estreou a marcar com 18 anos e 90 dias.

Pelé, o único que 'fez o gosto ao pé' antes de atingir a maioridade, faturou pela primeira vez em 19 de junho de 1958, dia em que o Brasil superou o País de Gales nos quartos de final, precisamente por 1-0, com o golo a acontecer aos 66 minutos.

O jogador 'canarinho' viria a marcar mais cinco golos na prova, para fechar com seis, ao conseguir um 'hat-trick' face à França (5-2), nas meias-finais, e um 'bis' frente à Suécia (5-2), na final, para conquistar o primeiro dos seus três títulos.

Com o registo de 1958, Pelé tirou do topo da lista Manuel Rosas, que, em 19 de julho de 1930, na primeira edição da prova, 'bisou' face à Argentina, num desaire por 6-3. Marcou o primeiro de penálti, aos 42 minutos, e o segundo aos 65.

Gavi passa esta quarta-feira a ser o terceiro da lista, deixando para trás o inglês Michael Owen, que, em 1998, faturou à Roménia com 18 anos e 190 dias, e o romeno Nicolae Kovács, autor, em 1930, de um tento ao Peru, com 18 anos e 197 dias.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Boxe): Dragões sagram-se campeões regionais de Elites

A equipa de boxe do FC Porto sagrou-se campeã regional de Elites no passado fim de semana após ter arrecadado três medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze na prova que juntou 16 equipas do Norte do país em Matosinhos.

FC Porto: Noite europeia preparada no Olival

O plantel principal do FC Porto voltou, na tarde desta terça-feira, a trabalhar no Olival com o foco voltado para a receção ao Hoffenheim, relativa à 3.ª jornada da Liga Europa. O embate com o conjunto alemão tem apito inicial de Damian Sylwestrzak agendado para as 20h00 de quinta-feira no Estádio do Dragão.

FC Porto (Andebol): A defesa foi o melhor ataque. Crónica de jogo

Seis pilares com atitude defensiva à Porto e um guarda-redes ao nível dos melhores do mundo (14 defesas) conquistaram a primeira vitória europeia em 2024/25. 26-22 foi o resultado em casa do Vardar, que valeu a ascensão ao segundo lugar do grupo F. Os azuis e brancos somam agora três pontos, metade dos que tem o Melsungen.