Amarante reduz em duas horas a iluminação de Natal para poupar energia

Amarante reduz em duas horas a iluminação de Natal para poupar energia
| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante vai diminuir em duas horas por dia o período de ligação das iluminações de natal e utilizará exclusivamente tecnologia LED para baixar o consumo energético, avançou à Lusa fonte autárquica.

Segundo aquela autarquia do distrito do Porto, estas medidas resultarão numa “significativa poupança”, face à crise energética, mas permitirão “manter o espírito natalício e contribuir para a animação de rua”.

Até 10 de janeiro, cerca de 250 mil leds vão iluminar o centro de Amarante e Vila Meã.

Na sede do concelho, junto aos paços do concelho, será montada uma árvore artificial, com 25 metros de altura.

Em Vila Meã, segundo polo urbano do concelho, a autarquia instalará uma árvore com 10 metros de altura.

Na ponte de São Gonçalo, haverá um túnel de luz coreografado com animação das formas, “resultando num bonito espetáculo de luz e cores, atrativo para os visitantes”, refere a autarquia.

As iluminações serão inauguradas no sábado, às 18:30, no centro histórico, com um espetáculo de pirotecnia e a apresentação de uma peça de teatro infantil.

Na quadra natalícia, Amarante proporciona aos residentes e aos visitantes vários eventos culturais e lúdicos, destacando-se o concerto de natal da Orquestra do Norte, no dia 17 de dezembro, às 22:00, na Igreja de São Gonçalo.

Até 09 de janeiro, a biblioteca municipal e o polo de Vila Meã recebem uma mostra e venda de presépios, com cerca de 300 exemplares.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.