Famalicão acolhe final do campeonato nacional de F1 em miniaturas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Famalicão, 10 jul (Lusa) -- O Museu do Automóvel acolhe, hoje e sexta-feira, a final do "campeonato nacional" de Fórmula 1 em miniaturas de bólides em madeira balsa e propulsionados a ar, informou fonte municipal.

A final nacional do "F1 in Schools" está a ser disputada por 21 equipas de outras tantas escolas do país, envolvendo mais de 130 alunos com idades entre os 9 e os 19 anos.

A equipa vencedora irá disputar a final mundial, que este ano se realiza em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Os carros, com cerca de 50 centímetros, competem numa pista com 25 metros, distância que os melhores cumprem em pouco mais de um segundo.

São propulsionados por uma botija com CO2, que dispara perante a ordem do "piloto".

Além da velocidade, o júri avalia ainda parâmetros como o design, a engenharia, o marketing e a própria apresentação do produto.

O "F1 in Schools" é considerado o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem do mundo, relacionado com a inovação e engenharia, envolvendo cerca de 40 países e mais de 1 milhão de alunos de 20 mil escolas em cada ano.

Trata-se de um desafio multidisciplinar, no qual estudantes correm com miniaturas de automóveis de F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-as de forma prática, imaginativa e competitiva.

Este programa insere-se no projeto "Pense Indústria Nova Geração" promovido pelos centros tecnológicos de Portugal, entre os quais o CITEVE, que tem sede em Vila Nova de Famalicão.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Bilhar): Liderança reforçada no bilhar

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leixões pela margem máxima (4-0), e consolidou o primeiro lugar na penúltima jornada da fase regional do campeonato.

Jorge Nuno Pinto da Costa: Uma vida dedicada ao FC Porto

86 anos como adepto, 71 como sócio, 61 nos órgãos sociais e 42 na presidência do FC Porto. O dia 7 de maio de 2024 marca a viragem no percurso do melhor dirigente da história do futebol: Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente mais titulado de sempre, regressa à condição de associado e entrega a pasta a André Villas-Boas, que toma posse ao meio-dia desta terça-feira.