Câmara de Gaia disponível para comparticipar obras do heliporto no hospital

Câmara de Gaia disponível para comparticipar obras do heliporto no hospital
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia disse esta segunda-feira que está disponível para pagar a comparticipação nacional para a construção de um heliporto no centro hospitalar deste concelho, uma obra “decisiva para a região”.

“Sem centro de trauma e sem heliporto é que o hospital não fica. A Câmara está disponível para assumir a comparticipação nacional”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca, que falava aos jornalistas na apresentação do Plano e Orçamento para 2023, adiantou que o valor deve rondar os 300 mil euros e contou que atualmente o heliporto que serve o hospital de Gaia é o do Monte da Virgem.

“Em hora de trânsito é impossível. Não podemos permitir que as valências e importância do hospital de Gaia fiquem comprometidas, nomeadamente a sua urgência polivalente. Esta obra é decisiva para a região”, afirmou.

A intenção de construir de um heliporto no topo do edifício do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) foi descrita à agência Lusa em março deste ano, altura em que o presidente do conselho de administração daquele centro hospitalar, Rui Guimarães, apontou que o projeto já estava aprovado e a validado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Esperamos muito rapidamente poder ter autorização para o construir”, afirmou Rui Guimarães à margem da inauguração da Unidade da Mulher e da Criança.

O médico explicou que a localização de Gaia, concelho do distrito do Porto, é “estratégica” porque tem uma área de influência “muito grande” a sul do Douro e, nessa ocasião, Rui Guimarães comentou que, num levantamento feito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sobre os hospitais que tinham de construir heliportos ou requalificá-los, o hospital de Gaia foi tido como “prioritário”.

Na segunda-feira, na cerimónia de inauguração do novo Serviço Farmacêutico deste hospital, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse que as obras para a construção de um heliporto vão ter início no próximo ano.

Quanto a outros investimentos e compromissos para a área da Saúde em Vila Nova de Gaia, o presidente da Câmara destacou a alocação de 2,2 milhões de euros, em 2023, para o Centro de Saúde dos Carvalhos, um projeto que tem como valor total distribuído por várias fases oito milhões.

Eduardo Vítor Rodrigues referiu que o novo Centro de Saúde dos Carvalhos será “o primeiro centro de saúde de modelo pré-hospitalar” por estar previsto ter serviços que “representam a nova geração de centros de saúde em Portugal”.

O presidente da Câmara de Gaia também anunciou que esta autarquia vai colocar no mercado um terreno junto à Quinta de Canidelo e à autoestrada para que ali seja construído uma Unidade de Cuidados Continuados.

“A unidade não poderá ser exclusivamente privada, tem de ter acordos com o Ministério da Saúde e o terreno só é vendido para esse fim”, explicou o autarca.

Atualmente as unidades deste género mais próximas localizam-se em Valongo (Porto) ou Murça (Vila Real).

A Unidade de Cuidados Continuados que a autarquia de Gaia quer ver construída terá 220 camas, e ao promotor do projeto serão oferecidas isenções em taxas municipais.

O Plano e Orçamento de Vila Nova de Gaia para 2023 tem inscrita uma verba superior a 296 milhões de euros, sendo que para funções sociais estão destinados 152 milhões de euros.

“É o maior orçamento de sempre da Câmara de Gaia”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, que foi eleito em 2013 e vai no seu terceiro e último mandato.

Quanto à dívida municipal, na apresentação desta segunda-feira foi referido que atualmente esta ronda os 68 milhões de euros.

Outro dos dados que se destacam é que a descentralização das áreas da Ação Social e da Educação foi acompanhada da integração de mais de 1.400 pessoas nos quadros da autarquia.

Esta integração traduz-se, em termos de massa salarial, em mais um milhão de euros por mês, tendo o autarca referido que “nem tudo é comparticipado” pelo Estado.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.