40 anos de Presidência, 40 anos de Conquistas. A intervenção de Pinto da Costa no Thinking Football Summit

| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa foi o Keynote Speaker que encerrou o primeiro dia do Thinking Football Summit, a decorrer este fim-de-semana no Super Bock Arena, no Porto. Na tarde deste sábado, o Porto Canal transmitiu na íntegra a intervenção do Presidente do FC Porto.

Em conversa com Rui Cerqueira, diretor de imprensa do FC Porto, o presidente mais titulado do mundo percorreu um caminho com quatro décadas, que é o mesmo que falar dos 40 anos de presidência. Além de Jorge Nuno Pinto da Costa, o FC Porto também se fez representar por Telmo Sousa, elemento da equipa técnica de Sérgio Conceição, e por Nuno Menezes, do Licenciamento.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Durante o fim de semana, outros elementos ligados ao clube marcarão presença no Thinking Football: Eduardo Oliveira (fisiologista), Nuno Santos Rocha (Jurídico), Tiago Gouveia (Marketing), Paulo Fortunato (Dragon Tour), Rui Correia (team manager da equipa A), Teresa Santos (Sustentabilidade), Vítor Hugo Teixeira (nutricionista) e Lourenço Pinto (presidente da mesa da Assembleia Geral). Ainda relativamente ao dia de hoje, a participação de Jorge Nuno Pinto da Costa ficou marcada por uma mensagem em vídeo enviada por Sérgio Conceição, que voltou a parabenizar o presidente pelas quatro décadas de sucesso na liderança do FC Porto.

O FC Porto
“Sou aluno e espero ser toda a vida, pois estamos sempre a aprender. O FC Porto é a paixão assolapada de uma cidade, de uma região. É, sobretudo, um sentimento, pois quanto mais o país está centralizado, mais os portistas amam o FC Porto e em todas as regiões do país temos mais adeptos, mais amigos, porque estão na nossa luta. Isso sim, seria um caso de estudo. Eu sou apenas um cidadão normal que tem resistido a muita coisa e que, segundo dizem, vai durar até aos 100 anos.”

A história, e não só, retratada no Museu FC Porto
“Quem viver e sentir o FC Porto, percebe que há uma grande paixão a todos os níveis. Ainda há pouco tempo, um político que não é do FC Porto, visitou o nosso museu e disse que é impossível não sair de lá um pouco portista. Lá está a nossa história, os nossos princípios e a paixão de todas as gerações. É isso que faz com que o FC Porto seja realmente capaz de ter um presidente a vir aqui falar e a encher uma sala.”

Os primeiros tempos como adepto
“Passei a ir à Constituição com um tio meu que era apaixonado pelo FC Porto e desde criança que via o FC Porto e que vivia o clube com grande paixão. Achava que o FC Porto tinha gente que gostava muito do clube, mas havia conformismo com as derrotas e não existia ambição. Foi o que tentámos combater desde aí e hoje toda a gente acredita. No FC Porto, quando se empata um jogo, a Torre dos Clérigos só não cai porque compreende o futebol.”

Entusiasmo e paixão, todos os dias
“No dia em que não sentir entusiasmo e paixão pelo que faço, nesse dia terminarei a minha carreira. Quem abraça uma causa e assume os destinos de um clube como o FC Porto, se não tiver paixão, ao fim de 24 horas vai embora. Se me mantenho aqui passados 40 anos, é porque mantenho a mesma paixão, a mesma vontade e a mesma vibração com qualquer vitória do nosso clube.”

A escolha do treinador
“É uma das decisões mais importantes na vida de um clube. Felizmente tenho acertado mais vezes do que as que tenho errado e, de um modo geral, desde o Pedroto que estou satisfeito com todas as escolhas que fiz. Gosto de treinadores que ganhem. Se são simpáticos ou antipáticos, já não é um problema para mim. Felizmente, quando deixam o FC Porto, quase todos continuam meus amigos.”

A chegada de Sérgio Conceição
“O Sérgio Conceição foi uma escolha minha e foi difícil porque tinha contrato com o Nantes por mais dois ou três anos. Mas já o conhecia desde os 16 anos, tinha um feitio que era necessário compreendê-lo e foi a melhor opção. Ele tinha contrato com o Nantes, mas deu-lhes de tal maneira cabo da cabeça que acabaram por libertá-lo. Quando há mérito é meu e de quem me acompanha. Quando não há mérito a responsabilidade também é minha.”

O crescimento contínuo do número de adeptos
“Dá-me gozo, mas quero mais. Acho que o crescimento fora da cidade do Porto é fruto da nossa luta pela descentralização e regionalização, porque não é só o Porto que sente estes malefícios.”

Ser portista
“Ser portista é ter uma alma conquistadora e querer ser melhor amanhã do que se é hoje. É importante sentir um espírito de solidariedade e no FC Porto isso existe em alto grau. Quando vemos alguém em dificuldade, somos sempre solidários. Quando as nossas vitórias enchem a Avenida dos Aliados, muita gente não tem motivos para estar feliz e naquele momento só está feliz pela vitória do FC Porto. Eu penso sempre nisso e até o digo muitas vezes aos jogadores. Naquele momento, essas pessoas são mais felizes do que aquelas que têm tudo na vida.”

A mensagem em vídeo enviada por Sérgio Conceição:
“Para mim é uma honra e uma emoção muito grandes estar a enviar esta mensagem para o meu presidente e poder felicitá-lo mais uma vez por estes 40 anos. São 40 anos a ganhar, que é o mais importante. No futebol são mais de 60 títulos, para os quais contribuí com oito como treinador e seis como jogador. O meu primeiro título como treinador foi um dos mais importantes na história do FC Porto. O presidente é uma pessoa extraordinária, trabalhador, humilde, com uma capacidade de trabalho única e inalcançável por qualquer outro dirigente. Venham muitos mais, sempre com esse sentido de humor inigualável. É uma referência para todos nós e todos bebemos um pouco da sua experiência e sabedoria. É um orgulho enorme fazer parte da história do FC Porto e do presidente. Que venham muitos mais anos de sucesso no nosso FC Porto.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.

Confira os resultados da 30.ª jornada da I Liga

Resultados da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se disputa entre sexta-feira e segunda-feira:

FC Porto (Voleibol): Esgotados bilhetes para o jogo com o PV Colégio Efanor

Já não há bilhetes para o duelo entre FC Porto e Colégio Efanor, o quinto da final do play-off da Liga de voleibol (quarta-feira, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV).