Coordenador editorial do Benfica discrimina Otávio por motivo “de sanguinidade”

Coordenador editorial do Benfica discrimina Otávio por motivo “de sanguinidade”
| Desporto
Porto Canal

Numa discussão na rede social Twitter sobre a presença de Otávio no plantel de Portugal, José Marinho, coordenador editorial do jornal O Benfica e apresentador de um programa da BTV, afirmou que a seleção “devia ser” um espaço “de sanguinidade”. Em causa estará o facto de Otávio ser natural do Brasil e representar a equipa portuguesa desde que se naturalizou, em 2021.

No passado, José Marinho assumiu posições diferentes em relação à representação de Portugal por outros atletas portugueses nascidos no estrangeiro. A 7 de março de 2021, o ex-jornalista recorreu à mesma rede social para repudiar quem não tratava como “português” Pablo Pichardo, triatleta do Benfica natural de Cuba.

Não é a primeira vez que a participação na seleção portuguesa de futebol de jogadores nascidos no Brasil dá origem a comentários polémicos. Em 2019, o comentador Rui Santos criticou a convocação de Dyego Sousa, por não ser um português “bacteriologicamente puro”. Na altura, aquelas declarações motivaram uma denúncia da associação SOS Racismo.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.

FC Porto: A segunda volta arranca em Guimarães

Depois de completar a melhor primeira volta da história do campeonato - 16 vitórias e um empate -, o FC Porto vai dar início à segunda metade da prova em casa do Vitória SC, vencedor da mais recente edição da Taça da Liga.

Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”

“Os jogos na segunda volta do campeonato são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”, e o FC Porto inicia esta fase da temporada em Guimarães (domingo, 20h30, Sport TV1) frente à “equipa em melhor forma na Liga”, um conjunto “muito bem organizado, que está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição, fisicamente muito forte na frente e capaz de circular a bola de um lado ao outro”.