Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”

Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”
| Desporto
Porto Canal

“Os jogos na segunda volta do campeonato são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”, e o FC Porto inicia esta fase da temporada em Guimarães (domingo, 20h30, Sport TV1) frente à “equipa em melhor forma na Liga”, um conjunto “muito bem organizado, que está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição, fisicamente muito forte na frente e capaz de circular a bola de um lado ao outro”.

Ciente dos perigos que o adversário da 18.ª jornada pode causar, Francesco Farioli pede “a atitude certa”, “atenção e compromisso” a um plantel no qual, “à exceção do Nehuén Pérez e do Luuk de Jong, todos os jogadores estão aptos para jogar”. Já depois de revelar que Alan Varela “vai estar no onze” e de garantir que “a sua presença vai causar impacto”, o treinador explicou que o FC Porto está “numa posição confortável no mercado”, elogiou “a calma e a tranquilidade” de Thiago Silva - que “está preparado para assumir a responsabilidade e contribuir para a equipa continuar num bom momento”-, abordou o papel de Dominik Prpić e de Ángel Alarcón no que resta de 2025/26 e deixou ainda uma avaliação de Mateus Mide, um jovem que “tem muita qualidade técnica, mas está numa fase em que a evolução física e a compreensão tática têm de evoluir para o patamar seguinte”.

O terceiro frente a frente com o Vitória SC
“É a terceira vez que os vamos defrontar, os outros jogos foram semelhantes em termos de dinâmicas, mas diferentes em termos de resultado. Vamos defrontar talvez a equipa em melhor forma na Liga, recentemente conquistaram a Taça da Liga e tenho de me retratar porque disse que nunca vi ninguém a ganhar um troféu em janeiro e neste caso aconteceu. Todo o crédito a eles pelo que fizeram, ganharam-nos aqui e tiveram um percurso imaculado na final four. Parabéns a eles e é preciso muita atenção para jogarmos num campo muito complicado contra uma equipa que está numa grande forma.”

Os perigos da segunda volta
“Com o jogo de amanhã, começamos a segunda volta. Fazer melhor é muito difícil, mas queremos repetir o que fizemos na primeira, o que com certeza será muito complicado. Os jogos na segunda volta são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados, boas ou más. Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos. O jogo de amanhã permite-nos entrar num novo ciclo de jogos com a atitude certa, isso é sempre prioridade. Temos de transmitir as sensações positivas com que ficámos do último jogo, sabendo de antemão que isso faz parte do passado e que temos pela frente o presente e o futuro, para os quais temos de estar unidos e focados porque o Vitória SC já provou ser capaz de ser competitivo contra qualquer adversário e capaz de dar a volta ao resultado, como fez aqui no Dragão. Espero um início muito forte da parte deles, temos de estar preparados e atentos, no nosso melhor nível competitivo.”

Alan Varela
“O Alan Varela vai estar no onze como já esteve em muitos jogos até agora durante a temporada. Como sabem, acredito na capacidade de alternar os jogadores para maximizar o seu momento de forma e dar-lhes alguns pequenos períodos de descanso. Outro exemplo é o Martim Fernandes, que teve um início de época positivo, depois teve algumas lesões e custou-lhe a voltar ao ritmo, mas agora está a um nível muito bom, embora tenha ainda margem para progredir. Com o Alan Varela é igual. Vamos precisar dele para conseguirmos fazer uma grande exibição e esperamos que faça o que já fez em jogos anteriores. Vai ser muito bom tê-lo e com certeza que a sua presença vai causar impacto.”

O boletim clínico
“Tirando o Nehuén Pérez e o Luuk de Jong, todos os jogadores estão aptos para jogar amanhã.”

O mercado
“O presidente foi muito claro ontem. Estamos em alerta para oportunidades que possam aparecer, mas se nada surgir estamos preparados para continuar a temporada com os jogadores que temos. As chegadas do Oskar e do Thiago ajudaram-nos a preencher posições nas quais estávamos curtos devido a lesões e ao mercado de verão. Ainda faltam alguns dias até ao mercado fechar, mas a mensagem do presidente é clara. Estamos constantemente em contacto, estamos numa posição confortável no mercado e vamos ver o que acontece nos próximos dias, apesar de o FC Porto querer sempre melhorar a equipa com oportunidades que apareçam.”

Thiago Silva
“O Thiago saiu-se muito bem. Tínhamos quase a certeza de que poderia jogar 60 ou 70 minutos porque esteve muito bem no Algarve, mesmo no jogo amigável que tivemos. Claro que ficámos surpreendidos com a calma e tranquilidade com que terminou o jogo, por conseguir gerir o esforço durante 90 minutos num jogo que foi muito exigente. As suas qualidades, a sua liderança e a sua experiência ajudaram-nos a gerir o jogo e a ele gerir o seu próprio jogo. Nos últimos dias recuperou bem e treinou adequadamente, por isso está disponível para jogar, tal como os outros centrais. Está preparado para assumir a responsabilidade e contribuir para que a equipa continue num bom momento.”

Dominik Prpić e Ángel Alarcón
“No caso do Prpić, é muito claro. O Dominik chegou aqui muito jovem, sem muitas expectativas no início da temporada, mas, com a sua qualidade e capacidade de trabalho, conseguiu aproveitar todas as oportunidades que lhe demos. Em termos de hierarquia, nada mudou. Mudou sim a confiança que temos nas suas exibições, na capacidade que tem de ser titular ou de entrar a alguns minutos do fim. Tem progredido muito bem em muitos aspetos graças ao compromisso que tem e à atenção que demonstra diariamente, mesmo nos momentos fora de campo que podem ter algum impacto na sua performance. É um jogador muito fácil de treinar, muito inteligente e com um espírito fantástico, por isso estamos muito contentes com a sua evolução e desempenhará o seu papel nos próximos seis meses. Quanto ao Ángel Alarcón, é outro grande exemplo de um jogador que não começou a temporada muito bem. Quando o mercado de verão fechou, tive uma conversa muito honesta com ele sobre as minhas expectativas e ele é outro grande exemplo de uma grande evolução. Já foi titular em alguns jogos, entrou a partir do banco noutros e vai continuar a ajudar-nos na equipa A e B. Claro que temos de ver o que acontece no mercado, é um jogador muito desejado. Tenho recebido muitas chamadas para me perguntarem por ele, o meu desejo é mantê-lo connosco porque acho que nos vai ajudar muito neste período.”

Mateus Mide
“O Mateus Mide esteve connosco no Algarve, voltou há uns dias a treinar connosco, por isso é um jogador que está no nosso radar e que nos desperta muita atenção. Vemos os jogos que faz e monitorizamos a sua evolução física porque esse é um aspeto-chave para poder competir ao mais alto nível. Ele tem muita qualidade técnica, mas está numa fase em que a evolução física e a compreensão tática têm de evoluir para o patamar seguinte. É um jogador muito comprometido com a evolução, com o caminho que traçamos para ele, por isso estamos alinhados neste aspeto e terá, com certeza, um papel importante na equipa principal do Clube, num futuro próximo. No presente, está a desempenhá-lo nos sub-19 e na equipa B. Estes comentários servem para todos os jovens que querem chegar à equipa principal.”

Foco total em Guimarães
“Quando és o treinador de um Clube desta dimensão, queres entrar em campo para ganhar todos os jogos. Isso é claro e é o que estamos a tentar fazer. A Liga Europa vai ser tópico em cinco dias, por isso vamos recuperá-lo nessa altura. Não é mais importante do que o jogo de amanhã contra uma equipa que está numa grande forma, é muito bem organizada e está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição e sabemos bem disso porque pagámos caro os nossos erros, são fisicamente muito fortes na frente e capazes de rodar a bola de lado a lado, por isso, em vez de pensar no que pode acontecer em maio, deixa-me focar-me no que pode acontecer a 18 de janeiro em Guimarães.”

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): José Luís Ferreira estreia-se a marcar em Europeus

A seleção portuguesa de andebol empatou com a Macedónia do Norte (29-29) na segunda jornada do Campeonato da Europa e passou a somar três pontos no Grupo B.

FC Porto: A décima consecutiva chegou em Guimarães. Crónica de jogo

O FC Porto venceu o Vitória SC em Guimarães (1-0) e continua isolado na liderança da Liga Portugal, agora com 52 pontos. Alan Varela, aos 85 minutos, colocou gelo num jogo a ferver e permitiu aos azuis e brancos chegarem à dezena de jogos consecutivos sempre a vencer no campeonato.

FC Porto: Alan Varela e Diogo Costa em destaque no Minho

Médio foi o MVP da Liga e o capitão levou para casa o prémio Clean Sheet na 18.ª jornada (1-0).