Coordenador editorial do Benfica discrimina Otávio por motivo “de sanguinidade”

Coordenador editorial do Benfica discrimina Otávio por motivo “de sanguinidade”
| Desporto
Porto Canal

Numa discussão na rede social Twitter sobre a presença de Otávio no plantel de Portugal, José Marinho, coordenador editorial do jornal O Benfica e apresentador de um programa da BTV, afirmou que a seleção “devia ser” um espaço “de sanguinidade”. Em causa estará o facto de Otávio ser natural do Brasil e representar a equipa portuguesa desde que se naturalizou, em 2021.

No passado, José Marinho assumiu posições diferentes em relação à representação de Portugal por outros atletas portugueses nascidos no estrangeiro. A 7 de março de 2021, o ex-jornalista recorreu à mesma rede social para repudiar quem não tratava como “português” Pablo Pichardo, triatleta do Benfica natural de Cuba.

Não é a primeira vez que a participação na seleção portuguesa de futebol de jogadores nascidos no Brasil dá origem a comentários polémicos. Em 2019, o comentador Rui Santos criticou a convocação de Dyego Sousa, por não ser um português “bacteriologicamente puro”. Na altura, aquelas declarações motivaram uma denúncia da associação SOS Racismo.

 

+ notícias: Desporto

Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”

“Os jogos na segunda volta do campeonato são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”, e o FC Porto inicia esta fase da temporada em Guimarães (domingo, 20h30, Sport TV1) frente à “equipa em melhor forma na Liga”, um conjunto “muito bem organizado, que está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição, fisicamente muito forte na frente e capaz de circular a bola de um lado ao outro”.

FC Porto (Feminino): Uma manhã para a história

A equipa feminina do FC Porto voltou a fazer história ao selar o acesso às meias-finais da Taça de Portugal depois de bater as primodivisionárias do CS Marítimo no desempate por grandes penalidades dos quartos de final disputados no Funchal (1-1, 5-6 g.p.). Na próxima eliminatória da prova rainha, que será disputada a duas mãos, as comandadas de Daniel Chaves vão medir forças com o Vitória SC.

FC Porto: Nigéria de Zaidu no pódio da CAN

A Nigéria terminou a Taça das Nações Africanas no último lugar do pódio. As Super Eagles venceram o Egito por 4-2 nas grandes penalidades do jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares da prova que decorreu em Marrocos.